No mês de junho foi lançada na cidade de Costa Rica, a Campanha Água na Medida Certa. A campanha é uma iniciativa da Câmara Municipal de Vereadores da cidade com a distribuição de kits de redução de vazão de água, com o objetivo de reduzir o consumo de água nas casas.
A campanha foi lançada no dia 21 pelo presidente da Câmara, José Augusto Maia Vasconcellos, durante a realização do 12° Encontro Regional da Terceira Idade, no Centro de Convivência do Idoso ‘Nosso Sonho’. O lançamento contou com a presença de mais de 2 mil pessoas.
Já no dia 25 as autoridades municipais juntamente com apoio do Corpo de Bombeiros, Correios, Esquipe do Serviço Municipal de Água e Esgoto e a Polícia Militar, realizaram um pit stop na frente da Escola Estadual José Ferreira da Costa com a entrega de panfletos e o redutor de vazão de água. A campanha também contou com o apoio das igrejas locais.
Os redutores são pequenas peças que o consumidor coloca na torneira para controlar a vazão. Quem usa esse recurso pode economizar até 30% do consumo de água. Cada kit distribuído em Costa Rica tem quatro redutores.
O Presidente da Câmara conta que viu em noticiários essa campanha da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e entrou em contato com o Diretor Paulo Scaff. O diretor doou para Costa Rica 15 mil kits de redutores de água para serem distribuídos entre a população.
Maia afirma que a aceitação da população foi boa. Ele explica que a campanha vai continuar: “As crianças estão tendo palestras ensinando como usar os redutores, para incentivarem os pais e familiares a usarem os mesmos”.
A campanha fez tanto sucesso que o Rotary de Chapadão do Sul convidou Maia para fazer uma palestra explicando todo o processo. O prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin, também gostou da ideia e a Câmara de Costa Rica lhe cedeu 1.600 kits para serem distribuídos entra os moradores da cidade.
“A Câmara trouxe mais esse benefício para a sociedade de Costa Rica. Estamos proporcionando esse programa que vai, entre outros benefícios, ajudar o nosso município a dar a contribuição na proteção no meio ambiente. E de contrapartida cada cidadão que instalar o kit na sua residência terá o benefício de até 30% da economia de água no final do mês. A boa ideia seria economizarmos água para que não nos façam falta em um futuro bem próximo”, finaliza Maia.
|