www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
02/08/2015 - 18:49
Os militares do Corpo de Bombeiros realizaram treinamentos com o uso de rapel nas cachoeiras do rio Sucuriú
Foto: H.N
Hora da Notícia
Os integrantes do 19º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Costa Rica/MS participaram de treinamento com o uso de rapel (faz parte de uma das técnicas verticais existentes no mundo onde é utilizada uma corda para se deslocar verticalmente de um ponto superior a um ponto inferior) no  Parque Natural Salto do Sucuriú. O treinamento durou aproximadamente seis horas, os 25 militares da corporação participaram, o treinamento foi dividido em várias etapas. Foi utilizando cerca de 300 metros de corda para a prática do rapel na cachoeira com cerca de tem 64 metros de alturas. Os bombeiros simularam o salvamento de uma vítima que havia sofrido desmaio e foi resgatada com uso de uma maca e levado até o pátio do Parque.
 
O treinamento foi realizado na última sexta-feira (31) de julho. De acordo com o comandante, capitão Aldinei Silva o treinamento tem o objetivo de capacitar os militares, para um eventual salvamento em altura. O comandante informou que é necessário que as equipes estejam preparadas e capacitadas para  atender com eficiência a população. Ele disse ainda que o conhecimento da equipe é em edificações, porém Costa Rica conta com muitas cachoeiras e é preciso estar preparado para realizar salvamentos. De acordo com o comandante o treinamento está na programação do Corpo de Bombeiros, “há a necessidade de treinamento para aprimorar as técnicas de salvamento em alturas”.
 
O sargento Teodoro foi o instrutor responsável pelo aprimoramento da equipe. Ele informou ao Hora da Notícia que o maior desafio é vencer os obstáculos como o vento forte, pedras e rochas de arenito que esfarelam, desliza e pode até cortar a corda de sustentação. De acordo com ele na prática do rapel e preciso tomar uma série de medidas preventivas, para tornar a atividade segura.
 
“Com o treinamento adquirimos confiança e tiramos dúvidas”, disse o sargento Marcos Gomes Tolentino. Segundo ele o treinamento é importante, “pode acontecer um acidente a qualquer momento, temos várias cachoeiras no Município”. O sargento Marcos destacou ainda que o treinamento ajuda o bombeiro que estiver realizando salvamento nestes locais elevados, “é preciso estar com psicológico e o emocionalmente muito bem equilibrado”.  
 
Uma jovem de 21 anos se destacou no meio dos homens da corporação participando de igual para igual do treinamento e chamou a atenção pela determinação e coragem. A soldado Nayara Olarte disse ao Hora da Notícia que sempre acreditou ser possível e comemorou ao final dos exercícios, “hoje eu consegui”. Nayara está na corporação há mais de um ano. Ela disse ainda que o treinamento  é fundamental  para adquirir confiança e conhecer a realidade dos locais onde poderam vir a realizar salvamentos.


É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
         
         
         
         
         
         
         
    
› Comentários
Silvia Santana em 02/08/2015 22:18

Adorei a reportagem, parabéns para os bombeiros  estão se preparando é assim que tem que ser mesmo,muito bom

› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS