A cidade de Figueirão/MS passa por transformações de gestão e a população está recebendo eventos que trazem informações, conhecimento e lazer. No último dia 03 foi aberta a “semana de combate as drogas” que encerra no próximo dia 07 com a palestra do Juiz Federal Odilon de Oliveira. Na última quarta-feira (05) o delegado de polícia civil titular de Costa Rica/MS e professor universitário, Cleverson Alves dos Santos ministrou palestra no auditório da Câmara Municipal sobre o tema e destacou: “estamos transformando nossas casas em prisões”.
O delegado é autor do projeto “Costa Rica Sem Drogas”, reconhecido no País. De acordo com ele muitas palestras foram proferidas no Brasil sempre visando o combate ao tráfico de entorpecente, “o programa se baseia no tripé da prevenção, repreensão e recuperação”, informou.
Para o policial as drogas são a destruição da humanidade, “droga é o câncer da sociedade”, afirmou. Ele chamou a atenção da comunidade para a responsabilidade de cada um em combater, “drogas, o problema é nosso, vivemos em uma sociedade do medo, temos medo de ir ao banco sacar dinheiro, de ir à praça, os usuários tomaram conta, estamos transformando nossas casas em prisões”. De acordo com ele há um número alarmante de pessoas que estão fazendo uso do Crack. O professor e delegado pediu a ajuda da comunidade no combate ao trafico e frisou: “droga mata, drogas destroem suas vidas”.
Cleverson observou que a polícia sozinha não tem condições de vencer o tráfico de entorpecente, “é preciso o apoio da sociedade civil nos fortalecendo, ai temos condições de vencer esta luta”, disse.
Ele destacou ainda o apoio que o prefeito Rogério Rodrigues Rosalin, (PSDB) está dispensando a causa e pediu para a sociedade aproveitar a oportunidade e trabalhar na prevenção, “ajudem as autoridades no combate ás drogas”. Ele finalizou pedindo o apoio dos pais e os alertou: “de um abraço nos seus filhos e diga a eles que você o ama”, finalizou.
O prefeito agradeceu aos jovens pela presença e interesse no tema. Enalteceu Cleverson pelo trabalho sério que veem desenvolvendo pelo Brasil em especial na região, “é um grande exemplo a ser seguido com projeto Costa Rica Sem Drogas”. Rogério destacou ainda, “o senhor é meu espelho pela capacidade que tem de ajudar as pessoas, eu quero poder seguir seu exemplo”.
O chefe do executivo informou que está realizando um trabalho de informação, prevenção, e educação, “essa é minha meta enquanto gestor”, disse ao Hora da Notícia. Estou feliz de ver a união dos poderes municipais, das policias e da comunidade, “eu como prefeito quero fazer algo diferente, onde cada um seja consciente, com tudo o que vimos aqui”. Ele finalizou com um recado duro para os traficantes: “traficante aqui não tem convivência”.
A policial militar Joyce Barreto, recém destacada para trabalhar em Figueirão está estruturando o projeto do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas). Ela pediu para que a comunidade conheça mais Polícia Militar e afirmou: “somos guardiões de vocês, confiem em nós”. Joyce disse que a polícia irá limpar a cidade, “vamos varrer os traficantes do Figueirão”, finalizou.
A Secretária de Assistência Social, Graciela Rosalin agradeceu o palestrante e colocou a pasta a disposição da comunidade, “estamos aqui para dar suporte no que as famílias precisarem, queremos trabalhar juntos com a sociedade no combate às drogas”.
O vereador Edgar José de Lima, (PR) Cumprimentou o delegado pela palestra e disse ao Hora da Notícia acreditar que a grande maioria dos crimes esteja relacionado ao consumo de entorpecentes.
O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Azevedo Nabhan, secretários municipais, profissionais liberais, o padre, comandante da Polícia Militar e os alunos das escolas municipais e estaduais.
|