A PMA (Polícia Militares Ambientais) fez a apreensão de um caminhão tipo Baú, da marca Volvo, Placa MRI 1971 carregado acoplado ao reboque de placa ELW 3023 carregada com “agrotóxico”. De acordo com os policiais o carregamento estava em desacordo com a legislação em vigor. O veneno de acordo com o B.O (Boletim de Ocorrência) é altamente toxico.
A carga de veneno foi apreendida no último dia 09 de agosto por volta das 13 horas quando os policiais realizavam barreira na Rodovia MS 306 próximo do trevo de acesso à cidade de Costa Rica/MS. Foram apreendidos 990 galões de 20 litros do agrotóxico da marca Nimbus e 256 Caixas de cinco quilos do produto da marca Elatus. O produto não tinha licença ambienta para o transporte.
As empresas Syngenta e transporte Mira foram autuada pela PMA em uma multa no valor de 50 mil reais cada uma. Os responsáveis vão responder por produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em deposito ou usar produto ou substância toxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente. Apena para o crime pode chegar a quatro anos de reclusão.
|