Depois de cerca de 60 dias de estiagem no Município de Costa Rica/MS, na madrugada desta quinta-feira (27) agosto a chuva chegou acompanhada de vendaval causando destruição e medo, tanto nos moradores da cidade como nas propriedades rurais. Na fazenda do agricultor Romeu Eloi Shumalz, localizada na rodovia MS 316 distante cerca de 07 Km da cidade árvores foram arrancadas, o armazém de graõs da propriedade teve parte do telhado arrancado, as telhas atingiram um veículo e o elevador de grãos de aproximadamente 20 metros de altura causando danos em parte da estrutura de um barracão na propriedade rural.
Um funcionário da fazenda vizinha contou ao Hora da Notícia que foram momentos de horror, “ás árvores foram arrancadas, foi um horror eu estava dormindo fiquei assustado, o pessoal daqui não esperava, era muito barulho". Romeu informou que o prejuízo pode chegar a 50 mil reais.
No bairro Vale do Amanhecer a chuva acompanhada do vendaval fez estragos. O morador Gilmar Carvalho 69 anos disse ao Hora da Notícia que o vento causou estragos e prejuízos para alguns moradores, “para mim trouxe alegria, pois no bairro estava muito seco, havia muito fuligem da queimada de cana, as casas ficaram muito suja, a gente fica doente é muito ruim nessa época do ano”, finalizou.
Os arredores do Município é cercado por plantações de cana que nessa época do anos sofre queimadas e o ar fica poluído pela fumaça, o fogo produz uma fuligem que acaba chegando as residências na cidade de Costa Rica deixando os locais poluidos, causando sujeiras e problemas que afetam a saúde dos moradores.