www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
13/09/2015 - 07:23
Carta com reivindicações tiradas do encontro da Tríplice Fronteira em Costa Rica será entregue para o Ministro dos Transportes e o governador Reinaldo
Foto: Hora da Noticia
Hora da Notícia
Foi realizado no último sábado (12 ) o “1º Circuito de Desenvolvimento da Tríplice Fronteira” onde reuniu representantes da cadeia produtiva do agronegócio dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Os organizadores do evento redigiram uma “Carta” com as principais reivindicações que foi assinada pelos lideres. A carta segundo a organização será entregue pelo  senador representante do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, (DEM) para o Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. Ainda de acordo com os organizadores a carta pede: “investimentos na Ferronorte e a implantação de um Porto Seco na região que compreende os três Estados.
 
O governo federal pode resolver a lacuna do escoamento da produção agrícola de Mato Grosso do Sul e dos Estados vizinhos, a logística chegou, mas o desenvolvimento ainda não chegou na nossa região”, afirmou o prefeito de Figueirão Rogério Rosalin (PSDB).
 
Ele destacou que o setor agrícola emprega 37% dos trabalhadores brasileiros na região, “nosso objetivo era mobilizar as autoridades para conhecer nosso potencial de produção, temos tudo, temos logística e as coisas não avançam”, concluiu Rogério.
 
O senador Ronaldo Caiado, (DEM) aproveitou o evento para fazer duras acríticas contra a presidente da República, Dilma Rousseff, (PT). Afirmou que a gestão caiu no descrédito, “o agronegócio não está entre as prioridades da presidente Dilma, não é só a logística que está de lado, vários outros setores estão prejudicados por uma gestão ineficiente”. O senador disse ainda que o setor industrial brasileiro está falído, “não competem nem com a Ásia  e nem com os Estados Unidos, a carga tributária é muito alta”, esbravejou. 
 
Caiado informou ao Hora da Notícia que nos próximos dias fará a entrega da Carta com as reivindicações ao Ministro dos Transportes. Ele destacou que é necessário um trabalho conjunto para conseguir progresso nos objetivos solicitados. Caiado disse ainda que fará  um pronunciamento no Senado Federal na próxima semana divulgando as reivindicações dos produtores e da classe política de Costa Rica.
 
O anfitrião do evento, o prefeito Waldeli Rosa,( PR) criticou a alta carga tributária e afirmou ser preciso trabalhar no sentido de industrializar a produção no Estado.”precisamos de uma alíquota única de imposto, disse o prefeito. Ele disse gostar da crise que o pais está atravessando, “é durante a crise que se conhece os grandes gestores”, justificou.
 
Ele destacou que a região tem um milhão de hectares de lavoura, “nossa região é rica, o que falta em nosso pais é planejamento, falta gestão é comprometimento do governo”, afirmou. Para Waldeli o pais tem jeito, “o que precisamos é mudar a cara dos nossos gestores”, criticou.
 
Waldeli lamentou o fato de as autoridades do Estado não terem chego para o evento, “foi ruim”, disse. Mas ele justificou afirmando que o mau tempo não permitiu. Ele informou que o conteúdo da carta deve chegar as mãos dos demais governadores, “solicitamos alíquota unificada dos impostos sobre os combustíveis, isso facilitará a escoação da produção local, concluiu.
 
Já o prefeito do Município vizinho de Aporé no Estado de Goiás, Ailton Gomes Pena criticou a falta de estradas para o escoamento da produção, e a falta de energia. Ele foi além e cobrou das autoridades de segurança mais policiamento, “somos divisa de Estado, não temos policiamento, é um corredor para o tráfico de drogas, o governo federal não faz investimentos”. Ele finalizou afirmando: “o agronegócio não é beneficiado na nossa região”.
 
O prefeito do Município de Alto Taquari localizado no Mato Grosso, Mauricio de Sá reivindicou investimentos do governo em um pólo de desenvolvimento, “vivemos em uma região produtora, temos o terminal, que já foi o maior terminal onde embarcava cerca de seis mil toneladas de grão, isso aconteceu, hoje não transportamos um grão”, disse o prefeito.
 
O presidente da Câmara Municipal de Costa Rica, vereador José Augusto Maia Vasconcelos, (DEM) o Mato Grosso do Sul deveria seguir exemplo de Mato Grosso, mas nada pode ser feito sem apoio do governo federal, “em Mato Grosso cerca de 80% da produção de grãos é encaminhada ao Porto de Santos, espero que possamos desenvolver nossa região, é apenas o inicio”.
 
O produtor rural proprietário da fazenda 3R, Rubens Catenacci, afirmou que a carta com as reivindicações também será encaminhada para o governador do Estado Reinaldo Azambuja, (PSDB) pra que sejam tomadas províncias. Ele ressaltou que os produtores e os políticos da região vão acompanhar de perto. 
 
O governo do estado enviou um representante, Daynler Martins Leonel. Ele informou que o Governador não tinha espaço na agenda para participar do evento, mas ressaltou que Reinaldo está apoiando a iniciativa e aguarda a reivindicação para aplicar gestão no âmbito do poder público.
 
O evento contou com a participação do procurador de justiça, Gilberto Robalinho da Silva, prefeitos e vereadores. 
 


É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
         
         
         
         
         
         
         
    
› Comentários
ivanete coelho em 14/09/2015 07:33

Parabéns ao poder legislativo pela iniciativa, um evento dessa grandeza foi um grande salto pra politica do municipio no ambito nacional.

› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS