Prefeito Rogérios e autoridades do estado
Foi lançado no último dia 17 de outubro de “Pacto Sinal Verde” no Tatersal de Leilões da Fazenda 3R no Município de Figueirão/MS. O objetivo do evento foi a presentear um modelo de produção integrada para atender às novas demandas dos consumidores brasileiros e internacionais, como estratégia para alavancar a produção e comercialização da carne bovina do Estado conforme informou o criador de gado, proprietário da Fazenda 3R, Rubéns Catenacci que a mais de 25 anos está militando na criação e no aperfeiçoamento do rebanho bovino no Mato Grosso do Sul.
O “Pacto Sinal Verde” é um programa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul lançada no mês de agosto último. A Fazenda 3R é pioneira na qualidade do bezerro, investe também na qualidade da carne consumida pelos brasileiros além de investir no selo de qualidade para que a carne ganhe o mercado internacional. O prefeito de Figueirão que também é administrador da fazenda, Rogério Rosalin, (PSDB) informou que o objetivo é assumir o compromisso de produzir carne na região norte com qualidade para atender a “Cota Hilton”, ou seja, cortes especiais de gado bovino que são valorizados no mercado internacional.
De acordo com o prefeito, responsável pela organização do evento foi traçado metas para produzir até o ano de 2016 carnes de qualidade, “queremos cinquenta por cento dos animais abatidos no Sinal Verde com qualidade”.
Os Municípios incluídos no Pacto Sinal Verde são onze, Figueirão, Alcinópolis, Costa Rica, Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Sonora, Rio Verde, Coxim, Camapuã, São Gabriel D.Oeste e Pedro Gomes. Os pecuaristas incluídos no pacto vão receber apoio do Frigorifico JBS conforme garantiu o diretor do JBS Eduardo Pedroso, “vamos unir os produtores para atender as demanda do consumidor a produzir carne e não boi”. O prefeito informou que o apoio é estratégico uma vez que o JBS dispõe do conglomerado J&F presente em 22 países e exporta carne para mais de 150 nações.
O produtor rural no Município de Alcinópolis, Joaquim Fernandes, 48 anos disse ao Hora da Notícia ser importante o debate, “nós temos que ser diferenciados desde a criação, na recria e na engorda, ofertando animais diferenciados para o abate, mas ainda podemos ocupar mais espaço nesse mercado, assim o Município ganha com maior receita podendo investir em educação e saúde”.
O evento na fazenda reuniu cerca de 200 produtores de todas as regiões do Brasil que de acordo com Rogério produzem mais 50 mil cabeças de gado.
Prestigiado com a presença de deputados estaduais. Beto Pereira, (PSDB) que representou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Ele afirmou que é preciso um planejamento de marketing para vender carne de qualidade para o mundo, “estamos às vésperas da abertura do mercado americano e precisamos apresentar a qualidade da carne brasileira", finalizou.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi, (PMDB) informou que tem uma gama de países consumidores que procuram carne de melhor qualidade. De acordo com ele produzimos a melhor carne do Brasil, ”vamos buscar melhor remuneração para os produtos, temos incentivado os pecuaristas”, concluiu.
Para o Presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nelson Cintra essa é uma parceria para garantir que Mato Grosso do Sul possa ofertar para o Brasil e o mundo carne de qualidade.
Secretário de Estado da Casa Civil, Sérgio de Paula marcou presença no evento, assim como o Secretário Adjunto da Sepaf, Jerônimo Alves Chaves, prefeitos,vereadores e pecuarista.
|