Construir um plano de ações para o desenvolvimento do agronegócio na regional Norte de Mato Grosso do Sul. Com este objetivo foi elaborado na última quarta-feira (14) o Planejamento Estratégico da Regional Norte do Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS.
Em uma reunião com representantes de dez sindicatos rurais e também do Sistema Famasul, realizada em São Gabriel do Oeste, foram definidas ações estratégicas no âmbito econômico, política/institucional e social/educacional. Ao todo, participaram do encontro 41 pessoas ligadas ao sistema sindical e a diretora secretária do Sistema Famasul, Terezinha Cândida, que é também presidente do Sindicato Rural de Coxim.
"Os municípios têm problemas semelhantes e, por isso, a união é fundamental para que sejam tomadas medidas efetivas em prol do desenvolvimento regional, com prazos determinados, de até dois anos para obtenção dos resultados esperados. O propósito é união de ideias, pensamentos e ações, da região onde a pecuária é o forte e medidas sustentáveis devem ser tomadas para o desenvolvimento local", destaca o gestor do Departamento Técnico do Sistema Famasul, Justino Mendes.
O planejamento era uma demanda da Regional Norte, que compreende os municípios de Bandeirantes, Camapuã, Coxim, Figueirão, Jaraguari, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora é uma continuação do Sindicato Forte, programa da CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil por meio do Senar, realizado desde 2013 com a finalidade principal de fortalecer a atuação dos sindicatos rurais.
Para o presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, Niuto Pereira de Souza, que é também vice-presidente da Regional Norte, o planejamento é fundamental para a assertividade das ações sindicais. "Antes nós nos reunimos sem planejamento, agora temos um direcionamento, com prazo e com prioridades", avaliou.
O planejamento foi desenvolvido pelos colaboradores do Sistema Famasul, Justino Mendes de Aquino e Ana Cecília de Freitas Pires Pereira, com a colaboração do Tony Michael Freitas de Souza e do supervisor regional do Senar/MS, Eduardo Maia Valério.
|