O evento realizado no último dia 17 de outubro denominado “Pacto Sinal Verde” no Tatersal de Leilões da Fazenda 3R no Município de Figueirão/MS reuniu pecuaristas renomado e políticos da cúpula do governo do estado de Mato Grosso do Sul. O vereador e presidente da Câmara de Costa Rica/MS, José Augusto Maia, (DEM) marcou presença e destacou: “temos uma gama de países consumidores de carne que a cada dia procuram carne de qualidade”.
Maia destacou o trabalho que está sendo desenvolvido na Fazenda 3R para viabilizar o “Pacto Sinal Verde” e com isso a produção de carne de qualidade com maior lucratividade para os pecuaristas, “temos que debater o assunto, "a Câmara de Costa Rica apóia todos os movimentos em que os produtor rurais são beneficiados”.
Ele ressaltou que o Município de Costa Rica tem um rebanho bovino estimado em 100 mil cabeças, “precisamos debater políticas para o setor agropecuário, nossa região é rica”, afirmou o vereador.
De acordo com ele o “Pacto Sinal Verde” tem o objetivo de atingir 100% do abate tipificado no Estado até dezembro de 2015, ou seja, classificar a carcaça bovina nos padrões indesejáveis, toleráveis e desejáveis”. Maia disse ainda que até agosto de 2016, o frigorífico parceiro da iniciativa, o JBS quer elevar o percentual de cabeças de gado de alta qualidade dos atuais 27% para 50% e reduzir de 10% para 3% o volume de carne que não atende os requisitos de perfeita qualidade.
Outra afirmação do vereador revela que o durante a assinatura do pacto no dia 25 de agosto último o presidente do Frigorífico JBS, Renato Costa afirmou: “na hora de fechar o negócio o pecuarista que se enquadrar no programa terá acréscimo no valor da arroba, que vai variar entre 2% e 3%, de acordo com a tipificação”.
O evento reuniu cerca de 200 produtores de todas as regiões do Brasil que produzem mais 50 mil cabeças de gado de acordo com o organizador, administrador da Fazenda 3R e prefeito do Município de Figueirão, Rogério Rosalin, (PSDB).
Prestigiaram a iniciativa os deputados estaduais, Beto Pereira, (PSDB), o presidente da Assembléia Legislativa, Junior Mochi, (PMDB), o Secretário de Estado da Casa Civil, Sérgio de Paula e o Presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nelson Cintra.
|