As avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam a partir deste sábado (24) para 131.697 inscritos em Mato Grosso do Sul. Os portões serão fechados pontualmente às 12h (horário de MS) e por isso o candidato deve evitar atropelos.
A prefeitura divulgou que ônibus extras circularão a partir das 10h para justamente facilitar o transporte dos candidatos.
Para evitar problemas logo no primeiro dia de prova, quem vai prestar o Enem precisa ficar atento ao que pode ser levado para o local dos exames.
É preciso levar caneta esferográfica preta, transparente, e a recomendação é não usar outro tipo de cor porque pode prejudicar a leitura ótica do cartão resposta. O candidato também precisa apresentar documento de identificação original com foto.
O caderno de questões tem 90 perguntas e o participante precisa realizar preenchimento do cartão-resposta de forma correta para não invalidar sua prova. O primeiro dia de avaliação tem questões relacionadas a ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos.
Portar o cartão de confirmação, apesar de não ser obrigatório, pode ajudar a quem tem dúvida sobre informações do local de provas.
Há também uma lista do que elimina um candidato do Enem. Leia os tópicos abaixo.
- Proibida qualquer tipo de comunicação ou consulta com outros participantes;
- Não se deve portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e dispositivos eletrônicos, como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, pen drives, mp3, gravadores, relógios, alarmes, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
- Óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro não são permitidos.
- Ausentar-se em definitivo da sala de provas só depois de duas horas do início da aplicação do exame.
Linhas extras
O governo federal também disponibilizou um vídeo de 10 minutos sobre o exame, com recomendações e informações gerais.
|