Os cemitérios de Costa Rica/MS já vêm recebendo visitantes na véspera do dia 02 de novembro, segunda-feira, “Dia de Finados” dois cemitérios recebem visitas nesta data, o “Divino Pai Eterno” fundado na década de sessenta com cerca de três mil pessoas sepultadas está localizado no centro da cidade e o cemitério localizado no Jardim Novo Horizonte onde estão sepultados os fundadores da cidade.
O Secretário de Desenvolvimento do Município, Keyler Garcia Barbosa informou ao Hora da Notícia que uma empresa foi contratada pela prefeitura e realizou a limpeza nos cemitérios.
De acordo com o secretário cerca de três mil visitantes devem passar pelo cemitério Divino Pai Eterno, o mais antigo da cidade com cerca de 400 metros quadrados.
No local haverá a celebração de duas missas, uma às 06 horas e outra às 17 horas conforme apurou o Hora da Notícia.
No Cemitério localizado no bairro Novo Horizonte são poucos os túmulos, mas há visitante o dia todo.
Um terceiro cemitério está localizado no prolongamento da Avenida José Ferreira da Costa, saída para Baús, esse não recebe visitas no dia de finados, normalmente fica fechado.
O Hora da Notícia conversou com Izabel Martins da Silva no cemitério Divino Pai Eterno neste sábado (31) enquanto ela limpava o tumulo onde está sepultada sua filha Cláudia Martins da Silva que faleceu no mês de novembro de 2004 quando tinha 27 anos de idade. No mesmo tumulo está também o neto de dona Izabel Rafael Martins Pereira que faleceu com nove anos. Os dois foram vitimas de um terrível acidente automobilístico onde quatro pessoas morreram na rodovia que liga Paraíso das Águas a Camapuã.
“Sinto uma saudade imensa, da minha filha e do meu neto, venho sempre aqui quando bate aquela saudade deles”, disse Izabel. Ela mantém o tumulo muito limpo, tudo muito limpo e branco.
O mesmo acidente também vitimou Lucimara Filisbino de Souza e Ana Vitória Filisbino de Souza Furtado, que também estão sepultados no cemitério Divino Pai Eterno.
No dia de finados os vendedores ambulantes aproveitam para comercializar flores e velas na calçada em frente ao Divino Pai Eterno.