Equipe da policia civil
A Delegada Regional de Polícia Civil, Cinthia Rogéria Rodrigues Taiar realizou audiência pública nesta quarta-feira, (19) de novembro na delegacia de Polícia de Costa Rica/MS onde recebeu autoridades e conversou com os servidores da polícia. A delegada realizou ainda correição ordinária nos cartórios da unidade.
O prefeito Waldeli dos Santos Rosa, (PR) esteve na delegacia pela primeira vez em uma audiência pública com a delegada e disse ao Hora da Notícia que está indignado com a atitude de alguns servidores da segurança pública: “estou indignado com o fato de ter servidor que nem espera vencer sua estabilidade, ou seja, o estágio probatório e já não está mais lotado em Costa Rica”.
A policial informou que tem consciências que as viaturas não estão em boas condições de uso, “mas nem por isso iremos deixar de fazer um bom trabalho em prol da sociedade”. Ela pediu o empenho dos colaboradores e a compreensão dos policiais pela falta de efetivo.
A chefa reconhece ainda que na delegacia faltam equipamentos como computadores coletes a prova de bala e algemas, mas pediu o comprometimento de cada um dos servidores.
O prefeito informou ainda que nove servidores da prefeitura estão cedidos para prestarem serviços na delegacia. Waldeli disse ao Hora da Notícia que tem feito gestão junto às autoridades estaduais no sentido de conseguir mais investidores e escrivães para a delegacia.
O delegado titular, Alexandro Mendes de Araújo retornou nesta quinta-feira das férias. Ele agradeceu aos colaboradores e informou que encerará o ano com “chave de ouro”, “trabalhar sempre, no sentido de que o cidadão seja bem atendido na delegacia, o cidadão de bem sempre será bem atendido” finalizou o delegado.
A unidade policial conta com oito investigadores de polícia, porém um deverá retornar para Chapadão do Sul onde está lotado e outra policial aguarda publicação no Diário Oficial para se aposentar. A unidade tem um escrivão e nove servidores são cedidos pela prefeitura, dois são estagiários da Bolsa Universidade.
Balanço:
O Hora da Noticia apurou que tramitam na delegacia 346 inquéritos. De janeiro de 2015 até esse mês de novembro foram registrados 2.125 Boletins de Ocorrência, sendo que 233 são relacionados à Violência Doméstica. Seis são de homicídios, nesse caso todos esclarecidos. Duzentos e setenta de furtos.Quatro casos de homicídios culposos. O crime mais horrendo (estupro) tem 16 inquéritos todos esclarecidos, Embriagues no volante, foram 135 acusados de dirigir bêbado. Posse de arma de fogo foram 10, e crime ambiental como incêndio 34 ocorrências.
A delegada informando serem mais complicados os flagrantes que necessitam de conscientização e campanhas, “é preciso um trabalho educativo de forma conjunta com os poderes constituídos para diminuir”. Ela concluiu informando que acha muito alto o numero de 135 Boletins por embriaguez.
A delegada é responsável por seis delegacias na região do bolsão: Chapadão do Sul, Cassilândia, Aparecida do Tabuado, Inocência, Costa Rica, Paraíso das Águas e Paranaíba. A sede da delegacia regional está localizada na cidade de Paranaíba/MS, distante cerca de 260 km de Costa Rica. Ela comanda 11 delegados, 62 investigadores e 14 escrivães.
|