Uma caminhada realizada na manhã deste domingo, (22) denominada “1° caminhada passos que salvam" em prol do Hospital do Câncer de Barreto/SP chamou atenção dos moradores de Costa Rica/MS para a prevenção ao câncer infanto-juvenil. A coordenadora do evento na cidade, Cleirimar Alves Amorin informou ao Hora da Notícia que o objetivo foi despertar a atenção da população sobre os sinais da doença, e a importância do diagnóstico médico precoce. De acordo com a coordenadora, um diagnostico fechado da doença em fase inicial as chances de cura são elevadas em até 95%.
A caminhada teve inicio na Praça Central e seguiu até o Centro de Eventos Ramez Tebet, cerca de sete quilômetros onde houve apresentação da à Banda Municipal, Laerte Souza da Costa. No local foi havia uma mesa repleta de frutas que foram servidas a todos. O encerramento ainda contou com depoimentos e sorteio de brindes.
Para participar do evento as pessoas compram um kit composto por um boné, cadarço e uma camiseta, o valor da contribuição foi de R$ 30,00. A coordenadora informou ao Hora da Notícia que foram vendidos 770 kits, a arrecadação total foi de R$ 21 mil que será repassado até a próxima sexta-feira (27) para o Hospital Câncer de Barretos.
A médica pediatra Ana Flavia Riola Sola Ribeiro participou da caminhada e informou ao Hora da Notícia que os profissionais têm dificuldades para fechar o diagnóstico de pacientes com câncer, “isso atrasa os serviços médicos especializados, por isso o conhecimento em oncologia pediátrica é tão importante”, afirmou. Ela adiantou que irá participar de uma capacitação no Hospital de Barretos que vai lhe permitir conhecimentos mais preciso para dar o diagnóstico e encaminhar a criança para tratamento.
De acordo com a coordenadora onze Estados e 350 cidades caminharam simultaneamente no mesmo horário com o mesmo objetivo. Segundo ela o evento está na quarta edição.
O coordenador do Leilão realizado em Costa Rica em prol do hospital, Antonio Pedrão Soler informou ao Hora da Notícia que esse movimento é necessário para conscientizar as pessoas, “pacientes diagnosticadas com doença precisam ser encaminhados para o tratamento fora da cidade”, finalizou.
O vereador Juvenaldo Francisco dos Santos, (PT) destacou que a caminhada tem o objetivo de alertar os pais e a comunidade em geral sobre os principais sintomas e sinais do câncer infanto-juvenil.
Evanilce Martins de Amorin Carrijo participou do evento e contou sua saga ao ter a filha diagnosticada com a doença em 2007, “foi um ano de tratamento, hoje ela está curada, faz faculdade, tem 21 anos”. Ela destacou a importância do diagnóstico precoce, “quanto mais cedo o diagnóstico as chances de cura são maiores, foram momentos difíceis, mas graças a Deus ela venceu, tenho orgulho de minha filha”, disse a mãe emocionada.
Sintomas da doença:
A doença apresenta sintomas diversos, porém o médico consegue diagnosticar. Os sintomas são: dor de cabeça pela manhã e vômito, caroços no pescoço, axilas e virilhas, dor nas pernas, manchas roxas pelo corpo, aumento no tamanho da barriga.
Secretária de saúde ausente:
A caminhada não contou com a presença da secretária municipal de saúde, Adriana Maura Maset Tobal. Ela também não compareceu nem mandou representante ao Centro de Eventos para recepcionar os participantes e deixar o recado oficial da Prefeitura, principalmente informar sobre as medidas tomadas pelo poder público visando a implementação de medidas relacionadas ao diagnostico da doença.
Devido à ausência da secretária não conseguimos apurar o número de crianças em tratamento no Município.
|