Secretário:Fernando Barbosa
Com o objetivo de alavancar o desenvolvimento da produção local a prefeitura de Figueirão/MS implantou no último mês o Programa “Produzir Mais” que vai disponibilizar ferramentas para que a agricultura familiar possa se tornar solida com produtos de qualidade e rentabilidade para os produtores.
O Secretário de Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente, o engenheiro Fernando Barbosa Martins informou ao Hora da Notícia que serão implantadas ações e investimentos voltados à produção leiteira, fornecimento de genética, estímulos à hortifruticultura e à produção de mandioca.
De acordo com ele o prefeito Rogério Rodrigues Rosalin, (PSDB) trabalhou no sentido de implantar o programa e espera que 60% dos produtores sejam beneficiados imediatamente. São quatro seguimentos: o leite, melhoramento da genética, o aumento da produção de verduras, legumes e frutas nas propriedades. Segundo ele todos vão receber o selo orgânico.
O Município vai ser parceiro dos produtores adquirindo parte da produção para atender as escolas, os produtos também serão comercializados na região.
Os produtores estão sendo orientados a produzir de acordo com o cardápio escolar, “vamos implantar a feira do produtor, o prefeito quer a diversificação para que não fique só no leite”, disse o secretário ao Hora da Notícia.
Uma parceria para consultoria com SEBRAE foi firmada e vai ajudar cada um dos segmentos para receberá investimentos, ações e subsídios para desenvolver e atender as necessidades do produtor rural.
A produção mensal estimada de 120 mil litros de leite na comunidade Quilombola de Santa Tereza vai permitir a viabilização em 2016 de uma micro indústria para atender a bacia leiteira, “toda a produção será comercializada no mercado local, atenderemos 64 moradores, de 28 propriedade”, disse o secretário. A comunidade tem o apoio da Amprust (Associação de Moradores e Produtores Rurais da Comunidade Quilombola de Santa Tereza).
Rogério destacou que o agronegócio é a principal matriz econômica do Município, “o Programa Produzir Mais foi criado para desenvolver a agricultura familiar, beneficiando todos os produtores rurais de pequeno porte, gerando renda, oferecendo alternativa, melhorando o comercio local, inclusive, para fixação do homem no campo que precisa ter acesso a linha de crédito e apoio”.
Os produtores rurais interessados em aderir ao programa devem procurar a Secretaria de Agricultura e realizar o cadastro que passará por análises técnicas. Depois de aprovado o produtor passa a ter os benefícios como a patrulha mecanizada da Prefeitura, assim como visita dos técnicas na propriedade.
|