O combate ao consumo de drogas licita e ilícita é uma meta a ser alcançada no Município de Figueirão/MS com a realização da formatura da primeira turma de alunos no PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). O programa idealizado pela PM (Policia Militar) teve as aulas ministradas pela policial militar, Joyce de Lima Barreto. Ela contou ao Hora da Notícia que as aulas aconteceram uma vez por semana para 27 crianças matriculadas no 5° ano do Ensino Fundamental.
De acordo com a instrutora foram utilizados apostilas para ilustrar as aulas. Ela disse ainda “causou estranheza o fato de as crianças não saberem e nem conhecerem drogas, os alunos não tinham noção do mal que as drogas causam na vida das pessoas”.
A formatura aconteceu no último dia 15 de dezembro com o juramento para se manterem longe das drogas e da violência. Eles receberam o diploma de conclusão do curso, conforme informou o comandante do destacamento Cabo Hernandes do Carmo Ribeiro.
Ainda de acordo com Joyce cerca de 200 alunos da rede estadual também assistiram a palestras sobre drogas.
A aluna Gabrielie Tomozi de 11 anos estudante do 6° ano concluiu o curso e agora tem outra visão sobre os policiais, “a policial Joyce se tornou minha amiga, amo eles aprendi muito, minha vida mudou”, concluiu.
Já o pai de Gabrielie disse que o curso permitiu avanços no seio familiar, “minha filha mudou, e eu também, conseguimos conversar em casa, há mais respeito em casa, minha filha melhorou a educação e até o modo de pensar sobre diversos assuntos, eu não tenho estudo, hoje ela tem paciência comigo, estamos mais feliz”, garantiu o pai, Sergio da Silva.
“Acreditamos que todas as crianças e adolescentes estão preparados para enfrentar uma vida melhor, mais saudável e feliz”, disse a diretora da Escola Municipal Professor Antonio Inácio Furtado, Elenice Custódio.
O prefeito Rogério Rodrigues Rosalin, (PSDB) destacou o principal objetivo do programa é prevenir e conhecer para evitar o uso de drogas pelas crianças. De acordo com ele o sucesso do programa depende de entrosamento entre escola, família e polícia, “peço aos pais que dêem bons exemplos para seus filhos, não basta somente à formação e o aprendizado do PROERD, é necessário dar sempre bons exemplos”, finalizou.
Participaram da solenidade, o Major Mousse Untar Júnior, comandante da 4ª companhia independente da Polícia Militar de Chapadão do Sul e o escrivão da polícia civil, Hélio Pereira de Deus da delegacia de Camapuã.
|