Os servidores públicos da administração direta e indireta do Município de Costa Rica/MS vão ter os salários reajustados em 10,67% de acordo com projeto de lei aprovado pelos vereadores na sessão do último dia 15 de fevereiro. O reajuste é retroativo a primeiro de fevereiro conforme estabelece a convenção coletiva da categoria.
O presidente do SINCOR (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Costa Rica), José Edson Narciso Gonçalves, informou que a prefeitura dispõe de cerca 888 servidores e que a prefeitura deposita o valor referente à folha já com o reajuste no próximo dia 26 de fevereiro.
De acordo com o projeto de lei encaminhado para a câmara pelo prefeito Waldeli Rosa, (PR) o reajuste foi definido de acordo com o índice da inflação acumulada pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor) no período entre janeiro 2015 a dezembro 2015.
Conforme o projeto de lei está incluído os servidores do SAAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto), que geram uma despesa no valor de R$ 1.9 milhões. De acordo com os dados o valor bruto, incluindo os encargos trabalhistas e o reajuste o gasto chegará ao valor aproximado de R$ 2.1 milhões mensalmente.
José Edson disse na Câmara Municipal durante a votação do projeto que a diretoria do sindicato reivindicou 14,51% de reajuste, sendo que desse percentual 10,67% compensa a inflação de 2015.
Edson disse ainda que o valor reivindicado seria para que os servidores tivessem ganho real de salário e não apenas a reposição da inflação, “queríamos pelo menos 2,00% de ganho real, isso não aconteceu, mas o percentual concedido foi uma vitória”, finalizou.
O prefeito informou que houve uma reunião no último dia 12 de fevereiro no gabinete onde estiveram presentes o secretário de Administração e Finanças, Paulo Renato Andriani, a diretoria do SIMCOR e os vereadores e foi discutido o índice de reajuste da categoria para 2016.
Waldeli ressaltou que apresentou a proposta de reajuste com índice de 11,36% para garantir que a partir do próximo ano o reajuste do salário dos servidores acompanhasse o percentual de reajuste dos servidores do governo federal.
“Fiz a proposta ao sindicato, mas foi recusada, com a não aceitação os professores também terão o mesmo percentual dos servidores públicos municipais, ou seja, de 10,67%”, concluiu o chefe do executivo.
Cerca de 30 servidores acompanharam a votação na Câmara de vereadores. A professora Glaucia Genida da Cruz disse ao Hora da Notícia que ficou satisfeita com o reajuste, “foi o que preiteamos”. Ela é professora na escola municipal Adenocre Alexandre de Moraes.
|