O prefeito Rogério Rosalin e os vereadores Roni Silva, Edegar José de Lima e Idevaldo Pina, acompanhados do deputado estadual Onevan de Matos (PSDB), solicitaram, nesta quinta-feira, a instalação de um cartório eleitoral no município de Figueirão ao presidente do TRE/MS.
Dificuldades - Onevan e as lideranças políticas de Figueirão explicaram ao desembargador Divoncir Schreiner Maran, presidente da corte eleitoral, as dificuldades enfrentadas pelos cidadãos do município, em razão da inexistência da unidade eleitoral na cidade.
Os moradores de Figueirão são obrigados, atualmente, a se deslocarem para o município de Costa Rica, distante 70 quilômetros, para buscarem os serviços da Justiça Eleitoral, como o cadastro eleitoral (primeira via do título de eleitor) ou transferência de domicílio.
"A distância entre Figueirão e Costa Rica cria uma dificuldade natural para que nossos munícipes busquem atendimento perante a Justiça Eleitoral, o que compromete, inclusive, o exercício da cidadania pelo voto", explicou o vereador Roni Silva, que requereu a audiência com o presidente do TRE/MS.
Parceria - O prefeito Rogério Rosalin, por sua vez, ponderou ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral que o município está disposto a firmar uma parceria com o órgão para garantir a instalação da unidade eleitoral, cedendo espaço físico e servidor público para o atendimento à população.
A Prefeitura de Figueirão promoverá, neste mês de março, um "Mutirão da Cidadania", oportunidade na qual os moradores podem requerer documentos e acessar outros serviços públicos, e a intenção é também disponibilizar os serviços da Justiça Eleitoral no evento.
desembargador Divoncir Schreiner Maran ouviu com muita atenção o pedido e prometeu analisar as questões técnicas que envolvem a instalação da unidade eleitoral do TRE/MS em Figueirão. Estamos esperançosos e vamos trabalhar para garantir esta conquista ao município", finalizou Onevan de Matos.
|