Na safra 2014/2015, a Biosev, segundo maior grupo sucroenergético do mundo, contou com 15.243 funcionários, sendo que 7% desse total eram mulheres. Entre elas, está Luciana Claudia Pioto, que há cinco anos exerce na Biosev unidade Santa Elisa, em Sertãozinho, SP, a função de operadora de máquinas agrícolas.
Em sua cidade, Pitangueiras, próxima à Santa Elisa, Luciana atuava como depiladora e designer de sobrancelhas, mas há cinco anos resolveu tentar novos horizontes. Se inscreveu em um processo de seleção da Biosev, foi contratada recebeu treinamento e capacitação para operar máquinas agrícolas. A função a encantou desde o primeiro momento. “Foi paixão à primeira vista”, comenta.
Assim, Luciana a bordo dessas grandes máquinas, como o trator em que ela está na foto, realiza operações como preparo de solo e traciona transbordos durante a safra. De acordo com Jean Fábio da Silva, supervisor de operação agrícola da Biosev Santa Elisa, a unidade conta com 20 mulheres na área de mecanização agrícola. Jean salienta que além de realizarem o trabalho com muita qualidade, as mulheres cuidam das máquinas com mais carinho, dando menos manutenção.
Veja matéria completa na próxima edição da CanaOnline, edição de março Especial Cana Substantivo Feminino. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf. Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.
E aproveite para saber mais sobre a atuação feminina, participando do V Encontro Cana Substantivo Feminino, que acontece dia 10 de março no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto.
|