O Governo Municipal por meio da CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – realizou na terça-feira, 08 de março, uma reunião socioeducativa com todos os beneficiários do Bolsa Família de Costa Rica – MS. O encontro aconteceu no Conviver – Centro de Convivência do Idoso - ‘Nosso Sonho’ e teve palestra “A Lei Maria da Penha e formas de Violência Contra Mulher”, ministrada pelo promotor de Justiça, Bolívar Luís da Costa Vieira e pelo defensor Público Bruno Bertoli Grassani.
Os palestrantes discorreram sobre as conquistas das mulheres e explicaram os diferentes tipos de violência que existe. Eles ainda tiraram dúvidas sobre o assunto. “A violência contra a mulher não é só física. Cerca de 30,3% das denúncias, são de violência psicológica e 10,3% de violência moral. O Brasil ocupa a 5ª posição no mundo em vinolência doméstica”, pontua o defensor Bruno Bertoli.
Para o promotor Bolívar Luís, as agressões só existem primeiro por causa da cultura machista e, segundo, por causa da falta de amor próprio das mulheres. “A violência contra a mulher, não é sinal de força, mas sim de covardia”, ressalta.
O evento contou com a presença de mais de 350 beneficiários do programa. O secretário de Assistência Social, Waldomiro Bocalan ‘Biri’, afirmou que o encontro teve como objetivo orientar as mulheres sobre os direitos e deveres. “Elas precisam saber os direitos e deveres para podermos ter uma sociedade mais justa, coerente. A mulher precisa saber que ela é autora da vida, de sua própria vida”, enfatiza.
Durante o encontro, a assistente social Luana Oliveira da Silva apresentou os índices de violência no Município. “No ano de 2015 foram 91 boletins de ocorrências registrados por lesão corporal. É um número alto para uma cidade pequena. Porém sabemos que existem muito mais. As mulheres não podem ter medo de denunciar”, esclarece a profissional que também orientou as mulheres quanto ao que fazer e onde procurar ajuda. “Elas devem ligar para o número 180 e relatar o que houve. Mas para que consigam o apoio necessário, elas devem ir até o CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social - que tem pessoas especializadas para atende-las”, finaliza.
De acordo com a coordenadora do CRAS, Miriam Rodrigues Ribeiro, a palestra alcançou seu objetivo e deixou as mulheres mais cientes de como agir e onde procurar ajuda. Após o encontro, houve entrega de lembrancinha e sorteio de brindes.
O CREAS fica localizado na Rua Ambrosina Paes Coelho, 272 no Centro de Costa Rica. Nais informações pelo telefone: (67) 3247 7170.
|