www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
14/03/2016 - 09:57
Palestra com advogado especialista em direito eleitoral tirou dúvidas de pré-candidatos e profissionais liberais
Foto: Hora da Notícia
Hora da Notícia
O advogado especializado em direito eleitoral, Alexandre Aguiar Bastos proferiu palestra com o tema: “reforma política: alterações recentes na legislação eleitoral” no último dia 11 de março em Costa Rica/MS a convite do presidente da Câmara Municipal, o vereador Averaldo Barbosa da Costa, (PPS).
 
O advogado destacou que a legislação eleitoral sofreu alterações recentemente, “é boa e rigorosa, como deve ser, mas, facilita a vida de quem exerce mandato”, disse. Segundo ele a redução no período de campanha de 90 dias para 45 tornou mais difícil para o eleitor conhecer as idéias do candidato que está fora da vida política.
 
Outro tema abordado por ele referente à reforma eleitoral para as eleições de 2016 foi à redução nos gastos pelos candidatos, segundo ele será limitado em 70% do maior gasto declarado na última campanha para as cidades onde houve apenas o primeiro turno, e 50% para as cidades onde houve dois turnos. 
 
Ele disse ao Hora da Notícia, ainda que a prestação de contas ficou mais rígida e a fiscalização deverá ser ainda mais rigorosa. Os candidatos devem agir honestamente para não terem problemas com a justiça, “não olhem para trás, não sejam espertalhões, isso pode trazer problemas com a justiça, os tempos são outros, sejam mais realista para conquistar o voto”, advertiu.
 
De acordo com as informações do advogado o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) definirá o limite para despesas dos candidatos, “em municípios com menos de 10 mil habitantes o valor limite de gastos será de R$ 100 mil para o candidato a prefeito, e R$ 10 mil para vereadores.
 
Ele esclareceu que para aqueles que querem disputar a eleição municipal o último dia para filiar em um partido político é o dia 2 de abril. Com relação às doações para campanhas as empresas estão proibidas, somente pessoas físicas com rendimento declarado no imposto de renda podem doar.
 
O dia 19 de março é o prazo limite para a troca de partido, período em que os vereadores poderão fazer a mudança para disputar as eleições que acontece no dia 2 de outubro próximo sem incorrer no risco de perder o mandato.
 
O evento aconteceu no Auditório Cultural Ambiental, Valdir Justino de Almeida. Cerca de 100 pessoas assistiram à palestra do advogados, contadores e pré-candidatos a prefeito e vereador.


É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
         
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS