A reforma eleitoral válida para a eleição municipal que acontece no dia 02 de outubro próximo tem regras rígidas que os candidatos precisam estar atentos para não serem penalizados pela justiça eleitoral. Uma resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) limitou os gastos para os candidatos em 70% do maior valor gasto de acordo com a prestação de contas da última eleição (2012) em Costa Rica/MS.
De acordo com a resolução número 23.459 de 2015 do TSE está vedada a doação de dinheiro pelas empresas, só é permitida a doação de pessoas físicas. Os candidatos a prefeito vão poder fazer uma previsão de gasto junto ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de pouco mais de 783 mil, ou seja, esse valor representa 70% do maior valor gasto pelos candidatos na eleição de 2012.
Já os candidatos a vereadores de acordo com a lei vão poder gastar pouco mais de 34 mil de acordo com a lei.
Com relação a candidaturas a prefeito ainda é dúvida um segundo nome, o certo é a candidatura a reeleição do atual prefeito que no final do ano completa doze anos no poder e busca mais um mandato.
Costa Rica tem inscritos na 38ª zona eleitoral 17.777 aptos a votarem, esses eleitores vão fragmentar os votos em uma gama de candidatos a vereadores dos quais se elegem onze.
Gastos na campanha passada:
A prestação de contas dos gastos dos dois candidatos na eleição passada onde Waldeli Rosa, (PR) teve um gasto no valor de R$ 570.708.00 na disputou com Jesus Queiroz Baird, (PT) que gastou o maior valor R$ 1.118.741.75.
|