A semana entre os dias de 17 a 23 do mês de março foi dedicada à água, as crianças com idade entre 07 a 14 anos que participam do “Projeto Florestinha” tomaram a iniciativa de proferirem palestras nas escolas sobre o uso consciente da água. O projeto foi criado pela PMA (Polícia Militar Ambiental) com o apoio da Prefeitura de Costa Rica/MS.
No último dia 22 foi comemorado o “dia mundial da água”, nessa data os “pequenos florestinhas” realizaram uma palestra na escola municipal Joaquim Martins Carrijo onde estão matriculados 512 alunos conforme informou a diretora Anirce Marta da Silva. A diretora acompanhou a palestra das crianças.
Os palestrantes explicaram para um grupo de cem alunos que uma torneira fechada pode economizar até 20 litros de água ao escovar os dentes, assim como ao barbear. Outra dica foi à reutilização da água usada na máquina de lavar que pode ser utilizada para limpar o chão, assim como na hora do banho molhar o corpo e fechar o chuveiro para ensaboar, só depois abrir a torneira para enxaguar.
O subtenente Marcilio Dias de Oliveira, informou ao Hora da Notícia que o objetivo é promover a sensibilização ambiental nas crianças para que elas colaborarem com o meio ambiente no Município. As palestras fazem parte da rotina de Educação Ambiental, disse o militar.
O policial militar, André Faustino, instrutor no projeto destacou que a Água é um bem precioso, é preciso cuidado com a água para não desperdiçar, “nós temos cerca 1,5 bilhão de pessoas no mundo que ainda têm problemas de acesso à água, seja em quantidade ou em qualidade”. Ele disse ainda que a PMA investe em educação ambiental por entender a necessidade de formar multiplicadores, “a prevenção por meio da educação é o caminho para a proteção dos recursos naturais em todo o mundo”, afirmou o instrutor.
Um dos palestrantes mirins, Alisson Gabriel Rodrigues Bocalan de 10 anos se mostra consciente e contribui repassando conhecimento, “aqui aprendemos e passamos informações, sobre educação ambiental, somos sabedores da importância destes recursos para a vida do nosso planeta”.
O projeto foi implantado em junho de 2015, é formado por 60 crianças que participam da iniciativa três vezes por semana em dois turnos, conforme informou o subtenente Marcilio.
|