A Delegada Regional de Polícia Civil, Cinthia Rogéria Rodrigues Taiar realizou correição ordinária (inspeção) nos cartórios da delegacia de polícia de Costa Rica/MS nesta terça-feira (24) maio. A delegada ficou a disposição para audiência pública, conversou com os servidores da polícia e disse ter consciência das más condições das viaturas, “tenho consciências que as viaturas não estão em boas condições de uso, mas nem por isso iremos deixar de fazer um bom trabalho em prol da sociedade”, frisou Cinthia.
A delegada mesmo sendo conhecedora das péssimas condições de trabalho oferecidas pelo estado assim como a falta de efetivo, pediu aos servidores o empenho e a compreensão.
A chefe disse reconhecer que na delegacia falta coletes a prova de bala, para os policiais, mas pediu o comprometimento de cada um dos servidores é garantiu que o equipamento está sendo providenciado pelo governo, assim como novos pneus para viatura. A delegada disse ainda acreditar que uma nova viatura deve ser destinada para a delegacia nos próximos dias.
Estão lotados na delegacia um delegado, oito investigadores, um escrivão e um servidor no setor administrativo. A prefeitura cedeu nove servidores para prestarem serviços na delegacia. A diretora disse serem necessário mais cinco investigadores e dois escrivães para ficar completo o quadro de policias.
O delegado titular, Alexandro Mendes de Araújo, não participou da conversa com a delegada uma vez que estava em viajou para Uberlândia, Minas Gerais, foi ao velório de sua avó.
A delegada disse reconhecer que a criminalidade é alta em Costa Rica, mas minimiza pelo fato de o Município fazer divisa com outros dois estados, “temos usinas, a cidade precisa de policiamento, diuturnamente”.
Balanço:
O Hora da Notícia,apurou que tramitam na delegacia 414 inquéritos. De janeiro último até agora no final do mês de maio foram registrados 881 boletins de ocorrência, sendo que uma média de 20 a 30 boletins são relacionados a furto ou violência doméstica. Os agentes cumpriram 31 cartas precatórias, 146 TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) e foram instaurados 47 atos inflacionais de menor infrator. Nas celas da delegacia há 16 presos.
Delegacaia Regional:
A sede da delegacia regional está localizada na cidade de Paranaíba/MS, distante cerca de 260 km de Costa Rica. Ela comanda 11 delegados, 62 investigadores e 14 escrivães. A delegada é responsável por oito delegacias na região do bolsão.
|