As mulheres estão convidadas a comparecerem nos Postos de Saúde nos dias de 01º a 30 de junho para coleta de material para a realização do exame Preventivo de Câncer de Colo de útero (Papanicolaou) no próximo dia 28 de maio.
No período da campanha em Costa Rica/MS todas as unidades de saúde vão estar focadas para realização do exame preventivo de Câncer do colo de útero. Os horários de funcionamento das unidades de saúde são pela manhã: das 07 às 11 horas e no período da tarde das 13 às 17 horas.
As mulheres que trabalham e não dispõem de tempo, no dia 15 de junho o atendimento será especial durante o dia e haverá coleta no período noturno das 18 às 21 horas.
É preciso que as mulheres levem o Cartão Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) para efetuar a coleta. Mais informações em pelo telefone: (67) 3247-7053.
O exame é indolor:
De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil a coleta do exame de Papanicolaou é um procedimento indolor, simples e rápido, de acordo com o INCA pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada.
Quem deve fazer, e quando fazer o exame preventivo:
Toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que estão entre 25 e 64 anos de idade. Devido à longa evolução da doença, o exame pode ser realizado a cada três anos. Para maior segurança do diagnóstico, os dois primeiros exames devem ser anuais. Se os resultados estiverem normais, sua repetição só será necessária após três anos.
Como é feito o exame:
Para a coleta do material, é introduzido um instrumento chamado espéculo na vagina (conhecido popularmente como “bico de pato”, devido ao seu formato); o profissional faz a inspeção visual do interior da vagina e do colo do útero; a seguir, o profissional promove a escamação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula de madeira e uma escovinha e as células colhidas são colocadas numa lâmina para análise em laboratório especializado em citopatologia.
|