Com o objetivo de valorizar o trabalho de criadores e profissionais que fazem a diferença na pecuária brasileira, a Revista Beef World entregou na tarde desta quinta-feira (16) o Prêmio Melhores do Ano 2016, durante o último dia de Beef Expo, em São Paulo (SP). Representando Mato Grosso do Sul, o pecuarista Rubens Catenacci, recebeu pelo segundo ano consecutivo o título na categoria Melhor Produtor de Bezerros. O representante de MS também foi finalista na categoria Empreendedor do Ano.
A eleição foi por meio de voto popular online e Catenacci teve como concorrentes o proprietário do Confinamento Estiva, Jorge Ismael De Biazi Filho e o pecuarista Eduardo Biagi, da agropecuária Carpa Serrana. “Nós sempre acreditamos e exploramos o potencial da raça nelore. Obtivemos precocidade, qualidade de carcaça, com alto rendimento frigorífico, características imprescindíveis para a pecuária atual”, conta Catenacci. Ele é pecuarista no município de Figueirão (MS), a 247 quilômetros de Campo Grande e deu início ao projeto da Fazenda 3R na década de 80. Suas experiências resultaram no Nelore de Ciclo Curto (NCC), que alia genética, manejo e nutrição, desenvolvendo bezerros que atingem peso equivalente ao de um boi adulto, já pronto para o abate.
O produtor desenvolveu um sistema de manejo que já ganhou fama por boa parte do Brasil. Denominado de Creep Confinatto 3R, o sistema é rotacionado e potencializa o crescimento dos bezerros. Nele, os animais são apartados das matrizes e permanecem por 3 horas isolados recebendo uma ração especialmente desenvolvida, enquanto as matrizes voltam para o pasto. “Recebemos frequentemente convites para apresentar o Creep Confinatto em diversas partes do Brasil e é uma satisfação ver cada vez mais criadores interessados em eficiência produtiva, buscando a rentabilidade e reconhecimento que nós merecemos”, enfatiza Catenacci.
No primeiro dia de Beef Expo, o criador apresentou o manejo desenvolvido na Fazenda 3R no Painel de Pecuaristas, que reuniu cases de sucesso do setor. Em 2013, Catenacci recebeu do Beef Point o prêmio de melhor produtor de bezerros do Brasil e também em 2015, durante a edição da Beef Expo realizada em Foz do Iguaçu (PR). Este é o terceiro título entregue a Catenacci devido a criação de bezerros. Ele contribuiu também para que Camapuã (MS), município em que presidiu a Associação do Criadores, fosse conhecida como a Capital do Bezerro de Qualidade.
Outro nome que recebeu o prêmio da Revista Beef World na categoria Profissional Varejo de Carne foi o especialista em churrasco, Rogério de Betti, novo parceiro da Fazenda 3R num projeto criado para os apaixonados por carnes especiais, que deve atender aos mercados nacional e internacional.
Fonte: Diego Silva e Jéssika Corrêa
|