www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Eventos
06/07/2016 - 19:39
Reunião de produtores com representante da Odebrecht teve muita discussão, mas depois de quatro anos as promessas estão em pauta
Hora da Notícia
Produtores rurais de Costa Rica/MS reuniram por cerca de três horas nesta quinta-feira, (06) com o diretor Superintendente Odebrecht Agroindustrial, Kleber Albuquerque na Câmara Municipal, onde foi discutidas medidas para conter o ataque da mosca Stomoxys calcitrans conhecida como “mosca dos estábulos” que vem causando prejuízos aos produtores. Eles acumulam perdas de animais assim como a produção de leite veem minguando. O drama dos produtores já dura mais de quatro anos. A reunião contou com a presença do prefeito Waldeli Rosa, (PR) secretários e vereadores.  
 
A reunião teve momentos acalorados onde os produtores impuseram seus pontos de vistas e questionaram com ênfase tanto o diretor como o prefeito no sentido de encontrar uma saída para o problema, uma vez que de acordo com os produtores a infestação da mosca começou depois que a usina passou a operar em Costa Rica.
 
Os produtores afirmam que a proliferação da mosca ocorre em virtude do derramamento da vinhaça na palha de cana. Eles suspeitam que esteja havendo um derramamento de “super dosagem” de vinhaça na mesma área.
 
Kleber disse reconhecer a angústica dos produtores, “entendo os prejuízos, estamos bastante incomodados com a situação”, ele convidou os produtores para ajudar, “estamos buscando pesquisas para combater a mosca”, disse o superintendente.
 
"Sei que muitos de vocês nos vê (a indústria) como inimigos, mas através do debate vamos encontrar a solução para o problema. Estamos fazendo testes. Reconheço que tem um tempo que se veem trabalhando, entendo o prejuízo, estamos bastante incomodado com a situação, precisamos dos senhores para nos ajudar, estamos buscando em pesquisas o combate à mosca”.
 
“Seria leviano de minha parte dizer que encontraria um tratamento efetivo para a mosca do estábulo em curto prazo”, disse o superintendente. Ele se comprometeu de realizar visitas nas propriedades e pediu aos produtores: “não nos tenham como inimigos, não estamos de braços cruzados”. Kleber se comprometeu de reunir uma vez por mês com os produtores para discutir sobre o combate a mosca. 
 
Ele disse ainda que a empresa Odebrecht Agroindustrial trabalha dentro das normas regulamentadas, porém não especificou quais são essas normas.
 
A produtora Fátima Aparecida Corrêa, uma das lideres do movimento foi enfática na cobrança ao afirmar: ”foi eu que criei cada cartaz para o protesto realizado na Câmara, foram criados da minha cabeça” desabafou. Ela entregou para o superintendente uma planilha indicando o valor dos prejuízos acumulados na propriedade rural. A fazenda dela fica distante da usina cerca de três quilômetros, “de março a dezembro todos os anos é só sofrimento, esse problema atormenta os produtores com essa mosca”, finalizou.
 
Fátima protocolou nesta quinta-eira (06) um oficio (01/2016) na Câmara de vereadores com quatro reivindicações para ser estudadas pelos parlamentares para ser transformadas em lei.
 
O produtor Augusto Terceros Galvis, outro líder do movimento afirmou que vai cobrar do Sindicato Rural relatórios técnicos para ser acompanhado pelos produtores, “vamos cobrar também que a Vigilância Sanitária do Município seja atuante na fiscalização”.
 
Compromisso das autoridades:
 
Kleber disse ao Hora da Notícia que vai encaminhar um relatório sobre a reunião para o setor jurídico da empresa e tão logo tenha uma resposta vai dar uma posição sobre as reivindicações.
 
O prefeito Waldeli solicitou aos produtores para indicarem um representante, que irá acompanhar o trabalho de técnicos da Secretária de Meio Ambiente e Agricultura que vão cadastrar os pequenos produtores que estão sendo afetados pela mosca para ser feito um monitoramento.
 
O vereador presidente da Câmara, Averaldo Barbosa da Costa, (PMDB) disse que irá encaminhar para a prefeitura o documento protocolado pele produtora para que possa ser analisado o mais rápido possível. 


É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
         
         
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS