www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Agronégocio
07/07/2016 - 10:18
Produtores protocolaram ofício na Câmara reivindicando medidas para conter a mosca do estábulos
Foto: H.N
Hora da Notícia
Fatíma entregando  ofício ao Vereador
Fatíma entregando ofício ao Vereador
Os produtores de Costa Rica/MS estão focados em busca de uma solução para o ataque das moscas Stomoxys calcitrans conhecida como “mosca dos estábulos” ou “mosca da vinhaça” que há mais de quatro anos vem causando prejuízos nas propriedades rurais. A produtora Fátima Aparecida Corrêa informou no último dia 06 de julho que foi criada uma comissão que está determinada a buscar uma solução, foi protocolado na Câmara Municipal o ofício (01/2016) com quatro reivindicações, porém todas resumem na atuação dos parlamentares em realizarem fiscalizações da atuação dos órgãos da prefeitura responsáveis por observar o cumprimento da legislação municipal, assim como dar transparência em ações que a comissão julga importantes.
 
O vereador presidente da Câmara, Averaldo Barbosa da Costa (PMDB), disse ao Hora da Notícia na última quinta-feira (06) que irá encaminhar para prefeitura o oficio protocolado na casa de leis para que possa ser analisado o mais rápido possível pelo poder executivo.
 
O vereador deverá criar uma comissão no parlamento,para realizar visitas às propriedades afetadas para ter a real dimensão do problema.   
 
No último dia 06 foi realizada uma reunião entre produtores e o diretor Superintendente Odebrecht Agroindustrial, Kleber Albuquerque na Câmara Municipal. A reunião contou com a presença do prefeito Waldeli Rosa, (PR). secretários e vereadores, conversas foram alinhavadas e promessas de encontrar uma solução estão em pauta.    
 
Reivindicações:
 
1º — Que esta Câmara exija a fiscalização específica, por parte da Prefeitura através de seus órgãos competentes, da Empresa Odebrecht para que a mesma se responsabilize pelo controle da mosca;
 
 
2º' — Que a Prefeitura Municipal através de seus órgãos como: Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Secretaria de Vigilância Sanitária faça um mapeamento das zonas afetadas e apresente relatórios perante esta Casa.
 
 
3º — Que a Empresa citada apresente um Plano por escrito do período e quantidade por hectare, de vinhaça que esta ou estará sendo jogada, e os produtos que estão ou estarão sendo utilizados no controle.
 
 
4º' — Que se crie um Fundo Municipal para compensação econômica dos afetados, já que se constata um prejuízo econômico por esses produtores, uma vez que os animais não produzem e ainda muitos são levados a morte por causa da mosca.
 
O que é a vinhaça:
 
A proliferação da mosca ocorre em virtude do derramamento da vinhaça na palha de cana. Vinhoto, vinhaça, tiborna ou restilo é o resíduo pastoso e malcheiroso que resta após a destilação fracionada do caldo de cana-de-açúcar (garapa) fermentado, para a obtenção do etanol (álcool etílico).
 
Para cada litro de álcool produzido, 13 litros de vinhoto são deixados como resíduo.


É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS