Fatíma entregando ofício ao Vereador
Os produtores de Costa Rica/MS estão focados em busca de uma solução para o ataque das moscas Stomoxys calcitrans conhecida como “mosca dos estábulos” ou “mosca da vinhaça” que há mais de quatro anos vem causando prejuízos nas propriedades rurais. A produtora Fátima Aparecida Corrêa informou no último dia 06 de julho que foi criada uma comissão que está determinada a buscar uma solução, foi protocolado na Câmara Municipal o ofício (01/2016) com quatro reivindicações, porém todas resumem na atuação dos parlamentares em realizarem fiscalizações da atuação dos órgãos da prefeitura responsáveis por observar o cumprimento da legislação municipal, assim como dar transparência em ações que a comissão julga importantes.
O vereador presidente da Câmara, Averaldo Barbosa da Costa (PMDB), disse ao Hora da Notícia na última quinta-feira (06) que irá encaminhar para prefeitura o oficio protocolado na casa de leis para que possa ser analisado o mais rápido possível pelo poder executivo.
O vereador deverá criar uma comissão no parlamento,para realizar visitas às propriedades afetadas para ter a real dimensão do problema.
No último dia 06 foi realizada uma reunião entre produtores e o diretor Superintendente Odebrecht Agroindustrial, Kleber Albuquerque na Câmara Municipal. A reunião contou com a presença do prefeito Waldeli Rosa, (PR). secretários e vereadores, conversas foram alinhavadas e promessas de encontrar uma solução estão em pauta.
Reivindicações:
1º — Que esta Câmara exija a fiscalização específica, por parte da Prefeitura através de seus órgãos competentes, da Empresa Odebrecht para que a mesma se responsabilize pelo controle da mosca;
2º' — Que a Prefeitura Municipal através de seus órgãos como: Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Secretaria de Vigilância Sanitária faça um mapeamento das zonas afetadas e apresente relatórios perante esta Casa.
3º — Que a Empresa citada apresente um Plano por escrito do período e quantidade por hectare, de vinhaça que esta ou estará sendo jogada, e os produtos que estão ou estarão sendo utilizados no controle.
4º' — Que se crie um Fundo Municipal para compensação econômica dos afetados, já que se constata um prejuízo econômico por esses produtores, uma vez que os animais não produzem e ainda muitos são levados a morte por causa da mosca.
O que é a vinhaça:
A proliferação da mosca ocorre em virtude do derramamento da vinhaça na palha de cana. Vinhoto, vinhaça, tiborna ou restilo é o resíduo pastoso e malcheiroso que resta após a destilação fracionada do caldo de cana-de-açúcar (garapa) fermentado, para a obtenção do etanol (álcool etílico).
Para cada litro de álcool produzido, 13 litros de vinhoto são deixados como resíduo.
|