Governador Reinaldo
O governador Reinaldo Azambuja, (PSDB) disse ao Hora da Notícia no último dia 08 de agosto, durante a sua participação no comício do candidato a prefeito de Chapadão do Sul/MS, João Carlos krug, (PSDB) que está previsto a compra de viaturas, equipamentos, coletes balísticos para PM (Polícia Militar) e Polícia Civil de Costa Rica/MS através do programa “MS Mais Seguro” que vai disponibilizar 78.8 milhões, recursos do próprio estado que será investido em segurança no Estado.
O governador informou que a Polícia Civil, deve receber duas viaturas até o final desse ano, mas depende do processo licitatório que de acordo com ele demanda tempo.
O chefe do executivo estadual disse ainda que deve entregar o presídio semiaberto esse ano. A unidade prisional foi reformada e está pronto desde o mês de novembro de 2014 para receber os detentos que cumprem pena em regime diferenciado. O governador disse ao Hora da Notícia que para inaugurar depende de a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) lotar agentes penitenciários em Costa Rica. O governador informou que a Agepen está chamando as pessoas que passaram no concurso para assumir as vagas.
O prédio destinado para abrigar presos do regime semiaberto está localizado na Rua: Ambrosina Paes Coelho ode por décadas funcionou a delegacia de polícia.
O governador foi enfático ao dizer que trabalha para dar estrutura para as policias combater o tráfico de drogas na região, “essa região é um corredor do tráfico, facilita o roubo e assalto a bancos, vamos fazer investimento”, disse Reinaldo.
O delegado geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Marcelo Vargas Lopes, acompanhava o governador e disse ao Hora da Notícia que novos escrivães de polícia Judiciária e investigador de polícia judiciária, só serão lotados em Costa Rica após o término do concurso público que está em andamento. Ele não informou data para conclusão do processo.
IML de Costa Rica:
O delegado geral, Marcelo Vargas Lopes disse ainda que os servidores como peritos para o URPI (Unidade Regional de Perícias e Identificação), mas conhecido como IML (Instituto Médico Legal) também segue o mesmo processo, tem que aguardar a conclusão do concurso público.
A URPI foi inaugurada em Costa Rica no dia 29 de novembro de 2014 e até hoje não funciona, para a realização de necropsia (exame em pessoas mortas), as famílias são obrigadas a conviver com a dor da espera, os corpos são levado para Paranaíba/MS, distante cerca de 290 km de Costa Rica.
|