As urnas eletrônicas que serão utilizadas na eleição do próximo dia 02 (domingo) de outubro estão prontas, ou seja, os servidores do (TER-MS) Tribunal de Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) concluíram a inseminação (inseridos dados relativos aos candidatos a vereador, prefeito e vice-prefeito) e realizaram testes no sistema.
As urnas começam a ser entregues aos presidentes de sessões eleitorais no próximo sábado para os mensários dos Municípios de Costa Rica, Figueirão e Paraíso das Águas.
.
O processo de testes e inseminação foi acompanhado por representantes do Ministério Público Eleitoral e por representantes dos partidos políticos, “isso garante a transparência no sistema”, informou o chefe do cartório Ozair de Maia ao Hora da Notícia.
A justiça eleitoral de Costa Rica é responsável também pela eleição nos Municípios de Figueirão, distante cerca de 70 km e Paraíso das Águas, distante 120 km. Os dois colégios eleitores, mais Costa Rica somam 25.029 eleitores aptos a votarem. De acordo com a justiça eleitoral 300 pessoas vão prestar serviços no processo eleitoral.
Dados do eleitorado:
No Município de Figueirão 2.477 eleitores estão aptos a votar.
O Município de Costa Rica 18.470 eleitores estão aptos a votar.
Já o Município de Paraíso das Águas 4.082 eleitores aptos a exercerem o direito do voto.
Estrutura da justiça:
Juiz eleitoral da 38º Zona Eleitoral de Costa Rica é Walter Arthur Alge Netto.
O Representante do Ministério Público Eleitoral é Bolivar Luiz da Costa Viera.
Os três Municípios contam com 81 seções eleitorais.
A justiça eleitoral disponibilizou técnicos que ficaram responsáveis pelo envio de dados referente ao resultado final da eleição de cada localidade distante onde não há internet, como Baús em Costa Rica, Santa Tereza no Figueirão e Pouso Alto em Paraíso das Águas.
|