O prefeito do Município de Camapuã/MS, Marcelo Pimentel Duailibi, (DEM) encerra o mandato de oito anos no dia 31 de dezembro. Ele conversou com o Hora da Notícia no ultimo dia 04 de outubro no gabinete, Duailibi é acusado de estar envolvido em escândalos milionários e se tornou notícia em rede nacional, o que ele nega e disse ser inocente, “sou inocente, não tive oportunidade de me defender ainda” afirmou. Ele recebeu o prefeito eleito no último dia 02 de outubro, Delano Oliveira Huber, (PSDB) e se colocou a disposição para de comum acordo realizar a transição de governo. Duailibi destacou que o novo prefeito “é um homem humilde”.
O prefeito informou ao Hora da Notícia que baixou uma portaria reduzindo gastos e acrescentou que vai demitir os servidores que ocupam cargos comissionados gradativamente até final do ano, “são cerca de 70 informou.
Disse ainda que a prefeitura tem 800 servidores, “quero entregar a prefeitura com a folha de pagamento em dia”. Ele destacou ainda que o Município não tem dividas, mas ressaltou que é preciso realizar investimentos em maquinários, veículos e ônibus escolares.
O prefeito adiantou que encaminhou para a Câmara Municipal o orçamento municipal para o ano de 2017 que será analisado pelos vereadores no valor de 47 milhões. Duailibi disse ainda que caso o prefeito eleito, Delano queira fazer alguma alteração na peça orçamentária só dependera da sua habilidade juntos aos vereadores, “tenho certeza que ele saberá conversar com os vereadores na Câmara para fazer os ajustes necessários de acordo com suas necessidades”.
Equipe de transição de governo:
Com relação à transição de governo o prefeito informou que tudo que o prefeito eleito precisar será disponibilizado, “já indiquei os membros da comissão para serem nomeados, o Delano pediu até final da semana para indicar os nomes que serão nomeados”, disse.
Polo industrial:
O prefeito que sai informou que deixará os barracões no Polo Industrial concluído em condições de ser inaugurado. Ainda de acordo com ele para que as empresas possam instalar no local só depende de a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) atender ao pedido do Município para instalação do fornecimento de água potável.
Ele não informou a quantidade de empresas que pretendem se instalar no local, mas adiantou que mais empresas podem vir a se instalar.
O núcleo industrial está localizado na Rodovia BR 060, distante cerca de 10 km da cidade no sentido Campo Grande.
No local foram edificados cinco buracões, sendo que dois estão em um convenio com o Ministério da Integração Nacional no valor de 487.500,00. Os outros três Galpões construídos no Polo Industrial recebeu o valor de R$ 249.470,59.
Obras prontas para serem inauguradas:
Duailibi disse ao Hora da Notícia que deixa a cobertura de quadra de esportes e praça de esporte prontos para Delano Inaugurar.
Deixa também segundo ele dinheiro de uma emenda que já se encontra liberada para ser aplicado no recapeamento do asfalto nas ruas da cidade (lama asfáltica).
O prefeito informou ainda que vai lançar a construção de 86 casas até o final do mandato.
Saúde:
O chefe do executivo de Camapuã informou que o repasse de dinheiro da prefeitura para o Hospital da cidade é de R$ 1,5 milhão ano, “infelizmente esse valor ainda é insuficiente para atender as prioridades da população”, afirmou.
Ainda de acordo com ele os recursos destinados pelo governo federal e estadual juntos anualmente somam o valor de 800 mil, “bem inferior ao que o município investe”, pontuou.
Segundo o prefeito o Hospital atende pacientes dos Municípios de Figueirão, Ribas do Rio Pardo, Bandeirantes e até de Jaraguari, “isso vem gerando aumentando nas despesas do Hospital”, justificou.
O prefeito informou que há cinco especialidades medicas atendendo a população, “investimos 24% do orçamento municipal na saúde, “ainda é pouco”, disse. Ele destacou que 100 % da população é atendida pelo ESF (Postos de Saúde), “estão cobertos”.
Construção do abatedouro municipal:
Deverá ser entregue até o final do mandato o abatedouro público para o abate de bovinos e suínos, segundo Marcelo. O local vai beneficiar e incentivar os pequenos produtores a aumentar a produção, informou.
Estrada:
De acordo com ele é necessário realizar reparos na mecânica do maquinário que usado para realizar conserto nas estradas do Município uma vez que esses equipamentos estão em péssimas condições de uso.
A recuperação nas estradas é necessária uma vez que são usadas pelo transporte escolar, assim como outras estradas que precisam ser reparadas constantemente, disse o prefeito.
Repasses:
De acordo com o prefeito o Município repassa para o Promandioca (Associação dos Produtores de Mandioca em Camapuã) o valor de 6 mil.
Para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) o valor de 3 mi, Asilo dos idosos 3 mil, Para a Auca 3 mil,Creche Menino Jesus 3 mil, Comunidade Kolping 3 mil.
|