Vereador Chitão, Delano e esposa Elaine
O prefeito eleito Delano Oliveira Huber, (PSDB) de Camapuã/MS foi empossado neste domingo as 10h20 na Câmara Municipal pelo vereador eleito presidente, Almir de Oliveira Avila, (PMDB). A sessão foi concorrida, realizada no plenário cerca de 200 pessoas assistiram a solenidade e aplaudiram o prefeito na esperança de que o Município tenha encontrado o caminho do desenvolvimento com um político comprometido com os interesses da população.
A vice-prefeita eleita, a empresaria Luzia Maidana da Rocha Silva, (PP) também foi endossada. Ela não assume cargo no primeiro escalão, vai coordenar a associação da farinheira.
No discurso de posse o prefeito enfatizou: “eu estou prefeito” e completou, “eu sei dos desafios, eu não preciso reclamar porque eu sabia que essa empreitada seria árdua”.
Delano destacou ainda que não nasceu em Camapuã, “nasci no interior de São Paulo, mas foi Camapuã que me deu a oportunidade de ingressar na política”.
Ele destacou o momento delicado que vive o país com políticos mergulhados em corrupção, “devo respeito á população, o momento que a política passa é uma vergonha, até para o Estado e Camapuã”.
“Sofremos uma falta de confiança, tá aqui uma pessoa que em primeiro lugar o compromisso que tenho e resgatar a confiança da população”.
O prefeito pediu paciência para a população nesses primeiros seis meses para começar a colocar o Município nos trilhos, “não vai ser fácil”.
Otimista o prefeito destacou: “podemos ser um expoente da região norte”.
Delano finalizou o discurso com o compromisso: “eu vou honrar o voto de cada um de vocês”.
O prefeito Marcelo Pimentel Duailibi, (DEM) não compareceu a Câmara Municipal e esperou pelo prefeito empossado no prédio da prefeitura onde passou as chaves dos prédios públicos e relatórios.
O prefeito conversou com o Hora da Notícia e disse que as prioridade nesse primeiro momento será nesta segunda feira (02) de janeiro, baixar um decreto fechando a prefeitura para se interar da situação administrativa e financeira, “isso pode ocorrer por 15 dias, até menos vai depender de concluir o trabalho”, disse Delano.
Outra prioridade nesse primeiro momento de acordo com o prefeito será limpar a cidade, “coisas básicas, vamos lutar nesse primeiro momento pela saúde que passa uma fase difícil”, disse.
O prefeito informou ainda que vai promover uma reforma administrativa no sentido reduzir de seis para cinco secretarias municipais fazendo fusão.
Delano disse ainda que não interferiu nos números do orçamento elaborado pela administração que saiu. O orçamento aprovado pela Câmara Municipal tem o valor de R$ 56.700.000,00.
Segundo o prefeito não tem a informação se o prefeito Marcelo Duailibi, deixará dinheiro em caixa. O Hora da Noticia conversou com o prefeito que saiu, Marcelo Pimentel Duailibi, (DEM), ele afirmou que está deixando em caixa cerca de R$ 500 mil referente a repartição do governo federal que foi depositado na conta da prefeitura na última sexta-fera (31).
Marcelo disse ainda que deixa o salário de dezembro e o décimo terceiro pagos. Delano disse ter recebido essa informação.
Incerteza:
Delano informou que ainda não tem um diagnostico sobre a situação financeira da prefeitura, “o responsável pela equipe de transição vai apresentar o relatório na próxima quarta-feira”, disse.
|