o superintendente, Antonio Carlos Nantes
O “II Circuito de Desenvolvimento da Tríplice Fronteira” realizado em Costa Rica/MS nos dias 27 e 28 reuniu autoridades de destaque no cenário nacional e contou com palestrantes engajados em promover o desenvolvimento na região Centro-Oeste do Brasil. O evento foi promovido pela Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), o superintendente, Antonio Carlos Nantes de Oliveira marcou presença nos dois dias de evento. Ele destacou as dificuldades enfrentadas pela iniciativa privada junto ao Banco do Brasil que é o gestor do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) para viabilizar recursos, o que acaba impedindo uma melhor distribuição do dinheiro.
“Estamos empenhados em identificar os entraves que causam as dificuldades para as empresas conseguir ter acesso ao dinheiro do FCO”, disse o superintendente. Ele disse ainda que esta trabalhando no sentido de conseguir melhorias no sistema de forma que os recursos alcancem à maior gama possível de pessoas.
Antônio assumiu a superintendia há quatro meses e está trabalhando para viabilizar projetos que estavam parados e precisam de agilidade para ajudar a aquecer a economia na região, “faremos debates nos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal no sentido de sensibilizar a classe política para as alterações urgentes no sistema de concessão de financiamentos do FCO. Ele disse ao Hora da Notícia que estão previstos 24 debates para tratar desse assunto e o desenvolvimento na região.
O superintendente destacou ainda a importância e a necessidade de mudanças na legislação e atos normativos que regem o FCO junto ao Congresso Nacional, “as alterações são necessárias, por isso e importante a classe política participar dos debates, eu tenho conhecimento das dificuldades enfrentadas pelos municípios na captação de recursos, a Sudeco está empenhada”, disse. Ele disse ainda que a burocracia dificulta o empreendedorismo nacional.
O evento foi promovido pela Sudeco em parceria com o governo federal, governo estadual e Municipal, reuniu mais de 400 pessoas entre representantes dos estados envolvidos na discussão e membros de entidades de classe.
Ao final do evento prefeitos e representantes dos três estados assinaram uma carta de intenções que será encaminhada ao Ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e ao Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho solicitando do Governo Federal mudanças no sistema de distribuição dos recursos do FCO e a fiscalização da aplicação dos recursos do fundo junto ao Banco do Brasil.
Participaram do evento onze prefeitos, vereadores, secretários e empresários.
|