Na última sexta-feira (27) e Sábado (28) o Prefeito João Carlos Krug, o Vice Prefeito João R. Buzoli, a Secretária M. de Assistência Social e primeira Dama Maria das Dores, a Secretária M. de Infraestrutura e Projetos, Sônia Maran, o Secretário M. de Governo Guilherme Diniz e o Secretário M. de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Felipe Batista e alguns vereadores de Chapadão do Sul – MS prestigiaram o II Circuito de Desenvolvimento da Tríplice Fronteira de Costa Rica – MS.
O evento foi promovido pela Sudeco - Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste - em parceria com o Governo Federal, Estadual e Municipal reuniu mais de cerca de 400 pessoas, entre representantes dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e membros de entidades de classe.
Na tarde de sexta-feira (27) foram ministradas palestras com o renomado executivo José Carlos Grubisich, diretor-presidente da Eldorado Brasil Celulose e Papel, que abordou as Florestas no Estado e as Perspectivas de Futuro, logo em seguida foi a vez do superintendente da Sudeco, Antônio Carlos Nantes de Oliveira, enfatizar a necessidade de desburocratizar os processos para a aquisição de financiamentos pelos Fundos.
"O Banco do Brasil é o gestor dos recursos do FCO, mas a sua condução quanto à liberação do dinheiro estava equivocada. É importante que o banco facilite os tramites, o que muitas vezes não acontece, é aí que está o gargalo que estamos tentando corrigir. As regras bancárias favorecem os bancos e não os tomadores, e o FCO foi criado para ajudar a classe produtora e empresarial a desenvolver o País", afirmou Nantes que também garantiu que buscará mudanças na legislação dos Fundos para melhor atender os clientes.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, representante do Governo do Estado, falou sobre o potencial do estado para a realização de projetos com recursos dos FCO e FDCO.
A primeira grande ação da autarquia neste ano foi o aumento da disponibilidade de recursos pelo Fundo de Desenvolvimento para a nossa região. Acredito que temos grande potencial para consumir isso logo, além de um cenário economicamente positivo para que a Superintendência nos auxilie em boas iniciativas", disse.
A gerente do Sebrae/MS - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – na Região Norte Luzicarla Souza Softov deu continuidade as palestras com uma apresentação sobre empreendedorismo, onde mostrou a importância de incentivar não apenas os grandes, mas também os pequenos e médios empreendedores, para que seja gerado mais empregos e para que o dinheiro tenha uma maior rotatividade na região.
O senador Waldemir Moka encerrou o ciclo abordando o potencial da região e complementou a cobrança do superintende da Sudeco no sentido que o Banco do Brasil seja menos burocrático em suas transações.
No Sábado (28) as atividades continuaram com apresentações da Faems - Federação das Associações Empresariais do Mato Grosso do Sul, Sicredi, ACIACRI – Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Costa Rica e foi apresentado um caso de sucesso – pioneiro a adquirir o FCO na cidade, empresário e prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa.
Também estiveram presentes no simpósio a deputada Federal Tereza Cristina, o ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, Cláudio George Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS, Mauricio Koji Saito, presidente da Famasul, Glaucio Zanettin Fernandes, superintendente do Banco do Brasil do MS; Marco Aurélio Santullo, vereadores e prefeitos.
|