www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
31/03/2009 - 00:50
Promotor diz que população pode ficar sem carne em Costa Rica
Foto: Hora da Notícia
Hora da Notícia
Reunião  sala da Presidencia da Câmara
Reunião sala da Presidencia da Câmara

Nesta segunda-feira (30) foi realizada uma reunião na Câmara Municipal com a presença do representante do Ministério Público, Izonildo Gonçalves de Assunção Júnior, o prefeito Jesus Queiroz Baird (PMDB) e os vereadores para discutir a reabertura do Frigorífico (Matadouro), fechado em Costa Rica há quase um ano, gerou outros problemas. A qualidade da carne distribuída na cidade vem gerando reclamações e a população corre o risco de ficar sem carne. Os pequenos pecuaristas foram prejudicados sem ter para quem vender o gado.

O presidente da Associação Comercial, Luiz Bocalan participou das discussões e disse ser grave a falta de um Frigorífico no município para abastecer os açougues, mas segundo ele o investimento é muito alto para montar uma estrutura.

Em 2004 foi assinado um termo de ajuste de conduta entre os empresários responsável pelo Matadouro e o Ministério Público para adequar o local as normas exigidas pela legislação. O prazo expirou e os responsáveis pediram mais prazo; foi concedido e o acordo não foi cumprindo, de acordo com Izonildo. Ele observou que os empresários descumpriram o acordo e não deram satisfação. “Passaram quase três anos, acharam que minha palavra não tinha sido suficiente, não cumpriram nada, a carne estava chegando aos mercados na temperatura de quase quarenta graus positivo, quando deve ser mantida a sete graus negativo”.

Izonildo fez um relato das irregularidades encontradas que levaram ao fechamento do local no mês de maio de 2008. Faltava documentação municipal, estava ilegal, o caminhão com a câmara fria não oferecia condições de manter temperatura adequada e as condições de higiene eram precárias, não havia cuidados com o abate. Izonildo disse ainda que fechou para evitar que pessoas morressem, foram quatro anos de tolerância: “não iria deixar ninguém morrer aqui, por isso foi lacrado, dei quatro anos”.

Ele alertou para a possibilidade de pessoas serem presas a qualquer momento por abater animais clandestinamente: “um trabalhador pode ser preso a qualquer momento, estou sabendo que está acontecendo abate clandestino, estou recebendo denúncias”.

Para o Ministério Público falta vontade dos empresários para ativar o Matadouro, já tem a documentação municipal: “falta pouco”. Izonildo observou que a ativação pode diminuir o preço da carne com qualidade e gerar empregos na cidade.

Izonildo disse que irá mandar inspecionar a carne que está sendo distribuída em Costa Rica por frigoríficos de outras localidades e se houver irregularidade poderá suspender a distribuição: “corremos o risco de ficar sem carne”.

O Secretário de Desenvolvimento do Município Ivanildo Ferrari ficou com a responsabilidade de conversar com os empresários para achar uma solução. O prefeito se dispões contribuir para a ativação e determinou que o secretário acompanhe as negociações.


Hora da Notícia.



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Comentários
Claudiney Montani em 01/04/2009 08:50
Quero Parabenizar o Ministério Publico na Pessoa do Drº Izonildo, pois nosso Município é rico em carne, e mendigamos por este produto vindo de Outros Municípios. Onde esta pegando a coisa?, na ganância? Na individualidade ou na falta de HUMANIDADE? “A NOSSA SOCIEDADE PEDE UMA RESPOSTA AMIGOS EMPRESARIOS!”
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS