No ultimo dia 04 de setembro o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, (PSB) ativou em definitivo todos os serviços que o Núcleo Regional de Criminalística da URPI (Unidade Regional de Perícia e Identificação) presta para a comunidade de Costa Rica. O objetivo segundo o secretário é reduzir distâncias entre a sede da nova unidade e as seis cidades que serão atendidas: Chapadão do Sul, Alcinópolis, Camapuã, Chapadão do Sul, Figueirão e Paraíso das Águas, todas serão atendidas pela Unidade.
Ele informou ao Hora da Notícia que o órgão vai atender todos os serviços, porém a Unidade não vai contar com médico legista, “quanto ao médico legista somente concurso, e isso agora não será possível, vamos fazer um termo de cooperação com o município para fazer parte dos serviços”, disse Barbosa.
O vice-prefeito de Costa Rica, Roberto Rodrigues, (DEM), a secretária de assistência social, a Primeira Dama, Áurea Maria Frezarin Rosa, (PSB) e o secretário de Estado entregaram para o coordenador Regional da URPI, Cacildo Amorim, um veículo 0 km adquirido pelo programa “MS Mais Seguro”, para atender a unidade.
A coordenadora geral de perícias do Estado, Glória Setsuko Suzuk participou do evento e informou que removeu quatro servidores da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública para atuar na Unidade Regional de Perícias de Costa Rica através de portaria publicada no último dia 18 no Diário Oficial do Estado.
Foram transferidos para Costa Rica a perita papiloscopista, Débora Lima Colombelli, os peritos criminais, Rodrigo Evaristo Wenceslau, Jucelino José de Souza e Marcio Tobias Oliveira da Silva.
O promotor de Justiça da comarca, Bolívar Luís da Costa Vieira prestigiou o evento, assim como autoridades de vários órgãos municipais e diretores de autarquias. O delegado titular Alexandro de Araújo participou da cerimônia.
|