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Educação
18/04/2009 - 07:23
Escolas públicas terão que ter psicólogos e assistentes sociais
Globo
Escolas da rede pública terão que manter psicólogos e assistentes sociais à disposição de alunos e professores. É o que prevê o projeto já aprovado pela Câmara dos Deputados, e que deve passar agora pelo plenário do Senado.

Uma sala sempre aberta para alunos, pais, professores. A escola é particular. Tem psicólogas de plantão há seis anos. Alunos com necessidades motoras especiais com diagnóstico de déficit de atenção ou qualquer alteração psicológica são acompanhados de perto.

“A gente tenta ter uma aproximação mais profícua com este aluno para entender inclusive que função este diagnóstico tem na vida dele e como ele lida com isso”, diz Silvia Badra, psicanalista.

Nas escolas da rede pública, o quadro é bem diferente. Uma de Brasília em 850 alunos com idades entre 13 e 17 anos. A escola já teve uma psicóloga, mas ela se aposentou há cinco anos e até hoje não foi substituída.

O projeto já aprovado pela câmara e que está em fase final de votação no Senado obriga que as escolas da rede pública do ensino básico tenham pelo menos um psicólogo e um assistente social na equipe.

A diretora da escola defende a proposta. No dia-a-dia, os problemas são muitos: estudantes envolvidos com drogas, que sofrem violência doméstica, que têm pais alcoólatras ou até mesmo que foram abandonados pela família. Condições que prejudicam o aprendizado.

Na falta de um profissional sobra o improviso para os próprios professores, mas eles reconhecem a limitação. “A gente tem consciência que o nosso trabalho não é 100% porque é em cima da nossa intuição, da nossa boa vontade, mas não é um trabalho profissional”, diz Sandra Gonçalves, diretora de escola.

Em junho do ano passado, o diretor de uma escola, a cerca de 30 km da capital, foi assassinado. A violência deixou trauma nos estudantes, que se sentiram desamparados. “Mas aí não tinha uma devida orientação de psicólogos, por isso que ficou assim meio prejudicado. Se tivesse a devida orientação para os alunos, acho que não seria tão choque que nem foi”, diz uma aluna.

A psicóloga Maristela Benazi, especialista em psicopedagogia, explicou quais são os sintomas que uma criança que tem dificuldade no aprendizado na escola apresenta e como os pais podem ajudar os filhos. Veja o vídeo.

    
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