www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Saúde
30/01/2018 - 07:18
Saúde de Costa Rica orienta população e divulga recomendações em relação à Febre Amarela
Foto: Reprodução
Assecom PMCR
A Secretaria Municipal de Saúde informa que Costa Rica – MS não está na lista dos municípios onde a vacinação contra a febre amarela deve ser intensificada. Atualmente, o município segue com a vacinação de rotina, disponibilizando as doses em todas as unidades de saúde, em qualquer época do ano.
 
No começo do mês, o Governo do Estado divulgou a Nota Informativa Nº 001 que traz recomendações em relação à Febre Amarela em Mato Grosso do Sul. “Esse documento veio como mecanismo de auxilio aos municípios e também trouxa mais tranquilidade a nossa população, pois estamos numa área com pouco risco do surto da febre amarela”, enfatizou Adriana Tobal.
 
A gestora de Costa Rica lembra que a “a febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda transmitida por mosquitos e, no continente americano, são observados dois ciclos de transmissão o urbano e silvestre. Por isso, estamos realizando a vacinação de toda a população com enfoque em pessoas que vivem em áreas rurais”.
 
Dados
Segundo o Boletim Epidemiológico Nº 28/2017, publicado pelo Ministério da Saúde, durante o surto recente entre dezembro de 2016 e julho de 2017, foram notificados 3.564 casos suspeitos de febre amarela silvestre. Desses, 777 (21,8%) foram confirmados, 2.270 (63,7%) descartados, 213 (6,0%) permanecem em investigação e 304 (8,5%) foram considerados inconclusivos até o momento. A maior parte dos casos ocorreu nos estados da região Sudeste do País.
 
Considerando as informações do Ministério da Saúde em sua Nota Informativa Nº 9 2017/2018, de 16 de janeiro de 2018, sobre o Monitoramento do Período Sazonal da Febre Amarela no Brasil – 2017/2018: “no período de monitoramento 2017/2018 (julho/2017 a junho/2018), até a SE-02, foram notificados 470 casos humanos suspeitos de FA, dos quais 290 foram descartados, 145 permanecem em investigação e 35 foram confirmados. Do total de casos confirmados, 20 evoluíram para o óbito (letalidade de 57,1% [20/35]. A maior parte dos casos em investigação foi notificada na região Sudeste (75,8%, [110/145]”.
 
Segundo a Nota Técnica Nº 94/2017 do Ministério da Saúde sobre orientações e indicação de dose única da vacina contra febre amarela, estão contidas as seguintes orientações:
 
• A partir de 9 meses NÃO VACINADO: Uma dose;
• Gestantes NÃO VACINADAS: Deverá ser vacinada somente se for se deslocar para área com transmissão ativa da doença; 
• Mulheres amamentando crianças menores de 6 meses NÃO VACINADAS: Deverá ser vacinada somente se for se deslocar para área com transmissão ativa da doença. Suspender o aleitamento materno por 10 dias após a vacinação;
• Pessoas acima de 60 anos NÃO VACINADAS: Deverá ser vacinada somente se for se deslocar para área com transmissão ativa da doença. É fundamental que o serviço de saúde faça a avaliação, verificando se a pessoa não se enquadra nas contradições antes de administrar a vacina;
• Viajantes para áreas com vigência de surto no País ou para Países que exigem Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia NÃO VACINADOS. 
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS