www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
28/04/2018 - 07:42
Prorrogação do Funrural deve ser anunciada neste sábado
Correio do Estado
O presidente Michel Temer deve anunciar neste sábado (28) a prorrogação do prazo de adesão ao programa de parcelamento de dívidas de produtores com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). A informação é da presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputada Tereza Cristina (DEM-MS). Segundo ela, Temer ligou nesta sexta-feira, 27, para contar que faria o anúncio em Uberaba (MG), onde participa da Expozebu.
 
O prazo de adesão se encerraria na próxima segunda-feira, 30 de abril. A ideia, de acordo com Tereza, é que os produtores tenham mais 30 dias para aderirem ao programa, mais conhecido como Refis Rural. “O presidente Temer deve fazer o anúncio amanhã (sábado). O ministro Carlos Marun (Secretaria de Governo) informou que poderão ser garantidos mais 30 dias para que o produtor regularize sua situação com mais segurança jurídica”, disse a deputada.
 
A prorrogação do prazo vem sendo pedida pela bancada ruralista no Congresso nacional desde a semana passada. Eles pediram para prorrogar o prazo de adesão para que possam aguardar o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) dos embargos declaratórios sobre a decisão da Corte que considerou constitucional a cobrança da contribuição. O julgamento está marcado para 17 de maio.
 
Ruralistas pediam prorrogação do prazo de adesão por até 60 dias. Como mostrou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, na quarta-feira (25), a área política do governo já tinha decidido a favor da extensão, mas havia uma resistência da equipe econômica. Essa resistência levou o ministro da Secretaria de Governo a anunciar na quinta-feira à reportagem que não haveria prorrogação. Por ordem de Temer, porém, o governo recuou e decidiu prorrogar por 30 dias.
 
Segundo Tereza, Temer não informou a qual instrumento deve recorrer para prorrogar o prazo. O mais provável é que seja uma medida provisória (MP), que tem efeito imediato. Apesar da ligação de Temer, a presidente da FPA recomendou que os produtores mantenham o agendamento para o parcelamento junto à Receita Federal. “Precisamos ter cautela neste momento”, afirmou.
 
VOTOS
 
A nova prorrogação da adesão é pelo menos a terceira “vitória” dos ruralistas em relação ao programa. O projeto criando o Refis para o Funrural foi sancionado pelo presidente em 9 de janeiro e previa prazo de adesão até 28 de fevereiro. Em março, porém, o Congresso prorrogou esse prazo para 30 de abril. A proposta foi sancionada com 24 vetos, que acabaram derrubados pelo Congresso na sessão de 3 de abril.
 
Os principais vetos derrubados foram a trechos da proposta que previam o desconto de 100% das multas e encargos do saldo das dívidas e a redução da contribuição previdenciária dos produtores rurais que administram empresas – de 2,5% para 1,7% do faturamento.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS