Seguindo o cronograma do Projeto Cidade Empreendedora, ontem (30), foi realizada a oficina para elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico do município de Figueirão. O evento aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, tendo início às 18h30min.
A Gerente Regional do Sebrae, Luzicarla Softov, fez a abertura da oficina, enfatizando a importância dos oito eixos de atuação do Sebrae para o desenvolvimento do projeto, sendo estes: mapa de oportunidades, reuniões de sensibilização, entrevistas com lideranças, pesquisa de campo junto a empresários e consumidores, análise dos resultados das entrevistas e pesquisas, oficinas de análise SWOT, consolidação do mapa de oportunidades e entrega do mapa de oportunidades.
Com a palavra, o vice-prefeito Fernando Barbosa Martins, destacou a importância do eixo escolhido: Agricultura Familiar. “Estamos executando o programa Produzir Mais 2, iniciativa da Prefeitura Municipal, para atender a agricultura familiar e pequenos produtores. Através do cooperativismo iremos alcançar nossos objetivos”, concluiu Fernando.
Volmir Meneguzzo, Técnico do Sebrae, lembrou os assuntos tratados na oficina Mapa de Oportunidades, realizada no dia 28 de setembro. Naquela oportunidade discutiu-se os pontos fortes e fracos do município, e as oportunidades e ameaças existentes ao desenvolvimento local, definindo-se o eixo econômico: Agricultura Familiar.
Josué, Consultor de Mercado, apresentou cases de sucesso em regiões similares ao município de Figueirão, de forma a estimular os participantes da existência de nichos de mercado a serem explorados pelo município, conforme sua vocação econômica e sociocultural. “Gramado foi construída para ser um ponto turístico, não nasceu daquela forma”, enfatizou Josué sobre a possibilidade de criação de novas oportunidade e atrações para o município.
Após a introdução dos técnicos do Sebrae, realizou-se uma atividade prática para propor ações nos campos econômico, social e ambiental. Foram formados três grandes grupos, de forma que todos propuseram ações e definiram os responsáveis pela coordenação das tarefas propostas.
Encerrando a oficina, o vice-prefeito Fernando agradeceu a presença de todos os participantes, enfatizando que os resultados serão atingidos por meio do trabalho conjunto entre a Prefeitura, o Sebrae e a população de Figueirão.
Fizeram-se presentes no evento os secretários de Assistência Social, Saúde, Educação e Gestão, Beugmar Ferreira da Silva, André Targino, Marinalva Paniago e Karina Barbosa; o chefe de gabinete Alcilei Rosa da Silva; os vereadores Marcelo Martins e Flavia Maria Bravo; técnicos do Sebrae/MS; servidores públicos e representantes da população de Figueirão
Assessoria/PMF
|