A programação da campanha de prevenção contra o câncer de mama e colo de útero (Outubro Rosa) em Costa Rica - mobilizou centenas de mulheres que procuraram as ESFs - Estratégia de Saúde da Família - no município e também protagonizaram o sucesso da Caminhada Outubro Rosa.
De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, foram realizados 1.289 exames de preventivo do colo do útero e o exame clínico das mamas. “A quantidade de mulheres que buscam a prevenção impressiona, agora devemos dar todo o suporte para aquelas que por ventura tiveram alguma alteração nos exames”, afirmou a secretaria Adriana Tobal.
Ainda durante a campanha nos dias 19 e 20 de outubro de 2018 a Carreta do Hospital do Amor esteve no Município para auxiliar a rede de Costa Rica na realização de 80 mamografias e coleta de 76 exames de preventivo do Colo de Útero.
"Mais uma vez Costa Rica bateu a meta anual preconizada pelo Ministério da Saúde ao Município na realização dos exames do preventivo e alto exame da mama que e? de 1.800 exames, mas somente durante a campanha fizemos 1.289 coletas, mais do que os nove meses do ano que foram 1.211", comemora a coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Daiane Pupin.
Para o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, esses resultados so? foram alcançados graças aos empenho de todas as equipes dos ESFs. "Quando digo que o SUS de Costa Rica e? referência em nosso Estado estou me referindo ao excelente trabalho desenvolvido pelos nossos funcionários. Gratidão a todos. E um agradecimento especial as centenas de mulheres que mais uma vez atenderam ao nosso chamado e protagonizaram o sucesso da campanha", enfatizou o prefeito Waldeli dos Santos Rosa.
"Iniciamos neste mês a Campanha Novembro Azul que tem o objetivo de sensibilizar os homens a? procurarem uma unidade de saúde e realizar teste rápidos, avaliação com profissional odontológico e fazer o exame de prevenção do câncer de próstata", convidou o prefeito desafiar a população masculina a bater os números do Outubro Rosa.
Assessoria/PMCR
|