O Programa “Mais Médicos” do governo federal conta com seis profissionais de Cuba prestando serviços para a população no Município de Costa Rica/MS. Os médicos devem deixar a cidade na próxima semana, conforme informou o prefeito Waldeli Rosa, (MDB) ao Hora da Notícia.
Waldeli, adiantou que médicos do programa realizaram o exame do revalida que os credencia a exercer a medicina no Brasil, “estamos aguardando o resultado”. De acordo com a informação do chefe do executivo os médicos já manifestaram o desejo de permanecerem em Costa Rica se aprovados.
O Hora da Notícia tentou ouvir os médicos que moram em Costa Rica, mas eles preferiram não se manifestar sobre o assunto.
Férias nos Postos de Saúde:
Ele disse ainda, que vai editar um decreto de emergência para convocar médicos, que trabalham no Município por 60 dias para cumprir carga horária de 4 horas para atender nos ESFs (Postos Estratégia Saúde da Família).
O decreto terá vigência até o próximo dia 20 de dezembro quando será recesso nos postos retornando em janeiro de 2019.
Ainda de acordo com o prefeito, o CEM (Centro de Especialidades Médica) permanecera aberto para atendimento da população durante o recesso.
Ele disse ainda,que a expectativa é de suprir a ausência dos médicos cubano o mais rápido possível.
|