helicóptero Harpia 01”pousou na praça Central Manoel Romualdo Gonçalves.
O “helicóptero Harpia 01”, do grupamento aéreo da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) de Mato Grosso do Sul chamou atenção da população na cidade de Costa Rica, distante cerca de 300 km de Campo Grande na última segunda-feira (23) quando a aeronave sobrevoou a cidade.
Uma equipe com cerca de 15 policias: PM (Policiais Militar), Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos e Resgate, Assaltos e Sequestros) Bope (Batalhão de Operações Especiais) estão na cidade realizando o trabalho de prevenção com o apoio da aeronave que sobrevoou a cidade no último dia 23 e nesta quarta-feira (24) quando pousou na praça Central Manoel Romualdo Gonçalves.
Informações apuradas durante a madrugada do dia 23 último dão conta que uma pessoa teria sido abordada em uma determinada rua por homens armados que estariam em uma camionete e queriam informações sobre os comandantes de policias locais, o que não foi confirmado.
O delegado titular na comarca, Alexandro Mendes de Araújo, informou ao Hora da Notícia na manhã desta quarta-feira que o efetivo assim como o helicóptero permanecerão na região para buscas e monitoramento, ele não forneceu mais detalhes sobre a operação.
Informações dão conta que o policiamento aéreo faz parte do programa “MS Mais Seguro”, executado pela Polícia Militar, auxiliando todos os órgãos de segurança pública com intuito de reduzir o índice de criminalidade.
O sargento da PM, Josimar Kuhn informou que a cidade faz divisas com três estados, “o objetivo é inibir ás má intenções dos criminosos”. Ainda de acordo com o policial todas as forças policiais da região norte estão em alerta para coibir o ataque de criminosos.
O delegado João Paulo Sartori responsável pelo Garras informou que não iria comentar sobre a operação e que só o delegado local vai falar.
A movimentação atípica na cidade de cerca de 20 mil habitantes despertou a curiosidade das pessoas, um engenheiro agrônomo paulista que visita a região disse ser necessário o policiamento, “a região é extensa, tem muitas rotas de fuga para os bandidos, o Estado nunca vai poder ter o número ideal de policiais em todas as cidades do interior”. Ele relembrou o assalto que aconteceu em 2008 nos bancos do Brasil e HSBC.
Policiais rendido:
Os dois comandantes da PM, tenente Oscar e sargento Palácios foram rendidos e tiveram as armas subtraídas pelos marginais em 2008 durante o assalto no dia 04 de agosto. Na época a população entrou em pânico, o gerente do HSBC levou um tiro na cabeça.
Também foram rendido dois fiscais estaduais e dois vigilantes, um do Banco do Brasil e outro do HSBC.
Aeronave modelo:
O helicóptero utilizado é modelo HS350 B3e Prefixo PT-GMS, considerado de alto desempenho, preparada e equipada para a atividade policial militar. Por esse motivo é chamada de “Harpia 01”, fazendo referência a mais poderosa ave de rapina, o gavião-real ou gavião penacho.
Hora da Notícia
|