www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Agronégocio
16/02/2019 - 10:09
Chapadão do Sul caminha rumo ao desenvolvimento local com ações do Cidade Empreendedora
Redação
Para melhorar o desenvolvimento da cidade e o ambiente de negócios, Chapadão do Sul aderiu ao Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal, desde julho do ano passado e já recebeu capacitações, reuniões de desburocratização de processos, e elegeu o eixo comércio e serviços como prioritário.
 
Durante reunião, realizada nesta quinta-feira (14), a gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, apresentou para todos os envolvidos no PDE (Plano de Desenvolvimento Econômico), o resultado das atividades realizadas em 2018 e o plano de ações para este ano.
 
“Ao longo do ano passado, diversas ações foram realizadas em oito pontos chaves para desenvolver o município, desde educação empreendedora, que leva o empreendedorismo para a sala de aula, até a desburocratização para facilitar a abertura de empresas, onde o contador consegue colocar toda a documentação no site da prefeitura e emitir o alvará, agiliza o processo e isso é uma novidade em Chapadão do Sul”, pontuou.
 
Luzicarla também ressaltou as ações desenvolvidas dentro do eixo de pequenos negócios, levando capacitação, consultoria e orientação aos empresários locais. Ela comentou que uma série de ações estão previstas em 2019 para o comércio, que é o eixo escolhido para ser desenvolvido na cidade.
 
O Prefeito de Chapadão do Sul João Carlos Krug, destacou que o programa contribui para que a gestão municipal caminhe para se destacar como Cidade Empreendedora e ofereça cada vez mais melhores condições de vida para a sociedade. “Na oportunidade, tivemos a apresentação dos trabalhados realizados até então e caminhamos no rumo ao desenvolvimento do município, estimulando o desenvolvimento de pequenos negócios”, afirmou ele, destacando que a próxima reunião com os coordenadores será no dia 26.
 
Ações
 
Dentro do Mapa de Oportunidades, os consultores do Sebrae realizaram um levantamento dos dados demográficos e socioeconômicos da região; estudo coletado junto a fontes oficiais, além de promover uma pesquisa – por meio de formulários e entrevistas – com uma mostra da população, para saber a percepção da sociedade sobre a realidade local e também analisar os principais hábitos de consumo.
 
Essas informações são compiladas e apresentadas na Oficina do Mapa de Oportunidades, que contou com 80 pesquisas de campo realizadas, com mais de 160 participantes durante o processo. Consolidadas as informações, definiu-se como eixo prioritário comércio e serviços, que representa a vocação da cidade e será um guia que potencializará os negócios gerando benefícios para a economia local.
 
Atuando no pilar de Desburocratização, o programa promoveu três reuniões no município para ajustar a integração da base de dados da Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) e Receita com o município por meio da Rede Simples, simplificando e tornando o processo mais ágil para os empresários.
 
Sala do Empreendedor
 
Visando conectar o empreendedor à gestão municipal, estimular a regularização de negócios, facilitar a abertura de empresas e oferecer serviços ao Microempreendedor Individual (MEI), a Sala do Empreendedor, também é um dos focos do Cidade Empreendedora, que recebeu o seu diagnóstico de maturidade no município; e contou ainda com reuniões de planejamento e orientação, além de capacitação de atendentes e atendimentos regulares, consultoria de gestão financeira e integração da sala com demais setores estratégicos do município.
 
Para desenvolver os negócios locais, o Sebrae/MS prestou consultoria para mais de 300 empresas e realizou 600 atendimentos no “Negócio a Negócio”. Também foram realizados cursos e palestras para 164 empresas, atendendo um público de 469 pessoas.
 
Desenvolvimento local
 
Dentre as ações no eixo Compras Locais, o Sebrae/MS promoveu cursos e oficinas com mais de 60 participantes, além de elaborar um plano de compras. Nesse sentido, também foram realizadas oficinas de projetos e compras públicas. O município possui duas chamadas públicas em andamento e foram definidas novas chamadas.
 
Já para fortalecer a Liderança empreendedora no município, o Sebrae promoveu a oficina de boas práticas Imprensa e Mídias Sociais e ainda levou os agentes de desenvolvimento para um Encontro na Chapada dos Guimarães/MT. Além disso, foi promovida uma consultoria para inscrição no Prêmio Sebrae Prefeito.
 
O município também recebeu capacitou 39 professores e orientadores para aplicação do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) e a capacitação Crescendo e Empreendendo que contou com 15 participantes; além do Jovem Empreendedor no Campo com 89 participantes, bem como eventos executados na cidade com ênfase na educação empreendedora.
 
Em agosto do ano passado, o Sebrae/MS e a Prefeitura de Chapadão do Sul promoveram uma oficina do Plano de Desenvolvimento Econômico para o setor de Comércio e Serviços do município, validado pelo Prefeito e pelos parceiros. Mais de 240 pessoas foram envolvidas na construção do PDE. O lançamento do PDE para a sociedade contou com presença de mais 80 pessoas.
 
Em 2019, o Cidade Empreendedora prevê a realização de cursos como: Como a Internet pode alavancar o seu negócio (18 a 21/02); Oficina de planejamento das datas promocionais e comemorativas para o comércio (14 e 21/03); Palestra Magna (16/04); Curso – Líder Coach (10 e 11/06 – 01 e 02/07); Oficina E Diagnósticos – Eficiência Energética (08 e 09/07); Startup Weekend (16 a 18/08); Bootcamp (17 a 19/09) e o Curso – Como Melhorar O Visual Da Sua Loja (21 a 24/10).
 
Cidade Empreendedora
 
O programa Cidade Empreendedora foi desenvolvido pelo Sebrae para atuar junto a prefeituras municipais em oito pontos chave que visam acelerar a economia de cada município que adere à iniciativa: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.
 
Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou pelo site: www.sebraecidadeempreendedora.com.br
 
Por: Nayara Tiago
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS