O programa Amor–Exigente realiza no próximo dia 26 maio uma confraternização em comemoração a um ano da sua instalação em Costa Rica. Coordenado pelo psicólogo e psicanalista José Magno Macedo Brasil, o programa, realizado todas as terças-feiras, já realizou cerca de 60 reuniões com media de 30 pessoas. A confraternização contará com palestra do Coordenador Regional do programa, Fernando Orempuller Pulchério, e será realizada no salão Paroquial da Igreja Matriz às 19 horas. Toda a comunidade está convidada a comparecer ao evento, que já ultrapassou às 2.000 pessoas atendias nesse período. A Missão e o Objetivo
A missão do Amor-exigente é ser um programa de proteção social, que apóia e facilita as mudanças comportamentais na família e na sociedade, visando à prevenção e qualidade de vida
O objetivo é ser referência segura para as pessoas que buscam melhorar os relacionamentos familiares e sociais.
A História em Costa Rica Há um ano, José magno iniciava o trabalho para instalar o grupo em Costa Rica. As primeiras dificuldades sugiram com a falta de um local para realizar as reuniões. Com dificuldade conseguiu convencer as autoridades municipais a cederem uma sala na Secretaria de Saúde para os encontros promovidos uma vez por semana.
Com o passar dos dias a credibilidade do profissional e o espaço se tornou pequeno para o número de pessoas que compareciam às reuniões. Foi neste momento que o programa foi abraçado pelo Pároco local, Padre Paulo Roberto, que cedeu o espaço do Centro Catequético para serem repelidas as reuniões.
Magno não pode contar com o apoio do poder público municipal na realização de um trabalho social de resgate as pessoas dependentes de drogas ilícitas, que vivem na cidade a margem do auxilio do sistema público de saúde.
O programa conta hoje com o apoio do Ministério Público Estadual através do seu representante Izonildo Gonçalves de Assunção Júnior, que esteve em algumas reuniões, fez uso da palavra ressaltando os avanços e a necessidade da continuação do trabalho em um período em que Magno cogitava a possibilidade em deixá-lo. O mesmo aconteceu com o poder judiciário. O Juiz da 2ª vara, Luiz Aberto de Moura Filho, também compareceu a reunião, deu seu aval e ressaltou a necessidade da continuidade para tentar minimizar os problemas da desestruturação familiar.
Magno contou ainda com apoio maciço da imprensa local. O Hora da Notícia editou e publicou inúmeras matérias falando do trabalho do profissional e acentuando as vantagens oferecidas pelo programa Amor-Exigente. As emissoras de rádio Cidade FM e Globo receberam por diversas vezes o coordenador para falar do trabalho desenvolvido.
O programa e o psicólogo se tronaram referência na cidade para as pessoas que convivem no dia-a-dia com a desestrutura familiar e o vício das drogas. Hora da Notícia
|