O mundo produz 500 bilhões de sacolas plásticas por ano, quase 1,5 bilhão por dia. Não usar sacola de plástico é bom para o meio ambiente e pode ser bom para o bolso. Prática, alternativa, e agora elegante: em Curitiba (PR), até padaria aposta na onda verde para convencer o consumidor a usar sacolas ecológicas.
"Muitas pessoas levaram - e a gente vendeu já mais de mil sacolas”, diz o gerente Pedro Farinha.
Em uma rede de supermercados do Paraná, quem abrir mão das sacolas de plástico ganha descontos na boca do caixa.
“A cliente que é consciente, levando em caixinhas de papelão, ou embalagem retornável, ganha desconto de R$ 0,03 a cada cinco itens", explica a caixa.
“Para que levar aquelas tralhas para casa? Não precisa. Aquilo vai tudo para o lixo, só serve para encher lixo”, aponta a aposentada Davina Schilling.
A ideia vem sendo testada pela empresa no Nordeste e rendeu R$ 70 mil em descontos.
“Está funcionando há quatro meses no Nordeste, onde já deixaram de ser consumidas em torno de 2,3 milhões de sacolas”, contabiliza o diretor de operações Elton Brito.
A campanha em uma rede de supermercados, em São Paulo, começou em 2005. Já foram vendidas quase 700 mil sacolas retornáveis. Mas consumidores que ainda não se habituaram ao uso têm lá suas razões.
“Acho complicado, porque faço sempre compras grandes. Fica difícil trazer a própria sacola”, justifica a paisagista Ana Lucia Marguti.
“Na correria do dia a dia você não para para pensar em trazer a própria sacola e retornar com ela”, diz o professor Fabio Braz.
Logo a rede percebeu que apesar das sacolinhas agradarem, elas não retornavam aos supermercados. O consumidor deixava em casa, guardada. Foi aí que nasceu a ideia de premiar quem se lembrasse da sacola nas próximas compras.
O cliente vai acumulando pontos e troca por descontos. Só no mês passado, 100 mil sacolinhas de plástico deixaram de ser usadas nas lojas da rede.
“A sacola plástica. Nós estamos em uma campanha de redução e melhor aproveitamento da sacola plástica. Tem sacolas retornáveis, tem uso de caixa de papelão, que vem dos fornecedores. São várias ações que você acaba engajando o cliente em momentos diferentes”, aponta o gerente de gestão Paulo Pompilio.
No Brasil, são distribuídas 1 bilhão de sacolas plásticas por mês nos supermercados. Isso equivale a 66 sacolas por pessoa. Cada uma leva até 300 anos para se decompor.
“É preciso instituir uma nova tecnologia de coleta de resíduos que dê conta de se poder descartar da cozinha das pessoas até o caminhão de coleta de resíduos sem o uso de sacolas plásticas”, alerta a diretora do Instituto Polis Elisabeth Grimberg.
Em um única rede de supermercados de São Paulo, mais de 30 mil pessoas usaram a sacola retornável no mês passado.
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