Com o tema “Democracia e Saúde”, a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Costa Rica – MS foi realizada no último dia 29 de março de 2019, no Rotary Club, e discutiu propostas de melhorias das políticas para a saúde pública. O evento reuniu usuários do SUS, trabalhadores da saúde e gestores.
Organizada pela Secretaria de Saúde de Costa Rica e o CMS – Conselho Municipal de Saúde - o encontro debateu os seguintes eixos temáticos: Saúde como direito; Consolidação do SUS; e Financiamento do SUS, nortearam os trabalhos em grupos. Os participantes sugeriram propostas de melhorias que foram debatidas, votadas e, as aprovadas, serão formalizadas e encaminhas para as demais esferas do Estado e do País.
De acordo com a secretária de Saúde de Costa Rica, Adriana Tobal, "a Conferência é uma ação necessária para que haja diálogo em todo o município e para que a população possa avaliar, discutir e analisar os resultados das ações e serviços prestados pela rede de saúde".
Além das discussões, o evento elegeu quatro delegados, sendo dois representantes dos Usuários; um representando os Trabalhadores em Saúde e um representando os Gestores/Prestadores de Serviços Públicos e Privados, que vão representar Costa Rica na 9ª Conferência Estadual de Saúde, que será realizada de 04 a 05 de junho de 2019, em Campo Grande – MS.
Confira abaixo o nomes dos eleitos:
Segmento dos usuários (50%)
Titular: Adevilson Paes Fontoura
Suplente: Marlene Levinski
Titular: Irondina Furtado Gomes Augustin
Suplente: Roney Hauck Rodrigues
Segmento dos trabalhadores em saúde (25%)
Titulares: Márcia Gonçalves
Suplentes: Miguel Ferreira Silva
Segmento dos Gestores/Prestadores (25%)
Titulares: Jéssica Guimarães Costa
Suplentes: Rafael Aparecido C. Costa Castro
ASSECOM/PMCR
|