A Secretaria de Saúde, através do Controle de Endemias, está realizando palestras educativas nas escolas de como evitar o mosquito Aedes Aegypti em nossa casa. O público alvo são as crianças do 1º ano do ensino fundamental.
A única maneira de evitar o mosquito é não deixar ele nascer. Para isso é necessário acabar com os criadouros, não deixando água parada.
Até o momento foram realizadas 10 palestras totalizando um público de mais de 250 crianças. Nesse trabalho também foi distribuído lápis decorados com desenho ao mosquito Aedes Aegypti, atividades de pintura e visualização do mosquito e larvas no microscópio.
Veja algumas dicas importantes para a eliminação dos criadouros:
- caixas d’água devem estar totalmente vedadas, evitando a entrada e saída de mosquitos;
- calhas devem ser limpas, sem folhas e sujeira;
- galões, tonéis, poços, latões e tambores devem sempre estar totalmente vedados;
- qualquer objeto que acumule água deve ser eliminado: pneus velhos devem ser guardados em locais cobertos, enquanto garrafas vazias precisam ser empilhadas com a boca sempre para baixo;
- limpe ralos e coloque telas de proteção;
- até bandejas da geladeira podem virar criadouros, então elas devem estar limpas e secas;
- jamais coloque água nos pratinhos de vasos de planta; preencha com areia e lave semanalmente estes recipientes;
- vire baldes e vasilhames da área de serviço de boca para baixo;
- se você usa lonas para cobrir objetos ou entulho, garanta que elas estejam bem esticadas, evitando a formação de poças;
- piscinas e fontes devem estar sempre limpas e tratadas com os produtos específicos para isto.
Ficar livre dos malefícios causados pela dengue, zika e chikungunya é fácil, mas depende do esforço de todos. Se cada um fizer a vistoria semanal e acabar com os criadouros do Aedes aegypti, toda a população de Chapadão do Sul ganha em saúde e bem-estar.
Assessoria/PMCS
|