Na noite desta quinta-feira, dia 09 de maio, a Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica-MS realizou sessão solene para a entrega da “Comenda do Mérito Legislativo – Medalha José Ferreira da Costa. O evento integra a programação de aniversário da cidade e garantiu a homenagem para 14 cidadãos. A honraria representa o reconhecimento pelo trabalho e contribuição de cada uma das personalidades para o desenvolvimento do município.
O presidente do Legislativo costarriquense, Averaldo Barbosa da Costa (MDB), destacou a relevância da “Comenda do Mérito Legislativo – Medalha José Ferreira da Costa” para a Casa de Leis e a comunidade. “Um momento ímpar para Câmara Municipal homenagear os cidadãos que fizeram alguma diferença em nossa sociedade, é uma forma de agradecimento. Hoje nossos 14 homenageados fizeram a olhos vistos merecer esta homenagem. Claro que poderíamos destacar diversas outras personalidades, mas estes cidadãos escolhidos pelo Legislativo e Executivo em 2019 são uma síntese daquilo que Costa Rica tem de melhor. Nada mais justo que prestarmos esta homenagem”, enfatizou Averaldo.
“Costa Rica completa 39 anos de emancipação, e nesta data recordar das pessoas que fizeram história, desde a sua fundação, é o momento ímpar na vida das pessoas. A Câmara Municipal sabiamente, além de ter o título de cidadania, criar a Medalha José Ferreira da Costa, é uma honraria muito importante a todos aqueles que conviveram e ajudaram a construir a cidade que nós temos hoje. Quero parabenizar os que receberam a Comenda e o Legislativo por essa linda homenagem promovida às pessoas que realmente fizeram a diferença na sociedade”, declarou o prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB), que homenageou o policial militar aposentado Esteban Palácios Rodrigues.
Para abrir a noite de horarias, a dupla sertaneja prata da casa, Augusto César & Christiano, cantou músicas típicas da região. Após a apresentação cultural, cada homenageado teve o seu momento particular de brilho. Conforme as regras do protocolo do evento, os homenageados foram convidados para irem à frente receber a comenda e a medalha, um por vez, e a cada chamado o cerimonialista fez a leitura das biografias das personalidades congratuladas, retratando as histórias dos personagens, e reproduziu um vídeo com uma breve homenagem das autoridades aos protagonistas da festa.
Em seguida, coube à autoridade – vereador, prefeito ou vice-prefeito, conforme o caso – entregar a comenda e a medalha para a pessoa que essa mesma autoridade indicou para receber a homenagem. Entre os 14 homenageados indicados para receberem a honraria, figuram pessoas das mais diferentes faixas etárias, desde o mais jovem, o promotor de Justiça de Costa Rica, Bolivar Luís da Costa Vieira, de 43 anos, até o mais idoso presente no evento: o 1º Delegado de Costa Rica, o aposentado Roque Ferreira Dutra, o Totti Barreto, de 90 anos.
A única costarriquense por naturalidade homenageada foi a comerciante Izaura Garcia, de 69 anos. “Sou nascida e criada em Costa Rica. Aqui cresci e vivi, fui empresária durante 40 anos na av. José Ferreira da Costa. Amo essa terra, e quero agradecer de todo coração o vereador Rayner Moraes Santos por essa linda homenagem”, comentou dona Izaura que dedicou a honraria ao prefeito Waldeli e a todos os costarriquenses.
“Fiquei muito feliz em ser lembrado pelo vereador o Roni Cota,e por toda Câmara de vereadores que no passado fui homenageado como cidadão costarriquense, e é uma honra muito grande ser lembrado pelo vereador. Resido a 42 anos no município, onde 23 anos atuei como diretor da Escola Estadual Santos Dumont e sete anos como professor”, contou o professor aposentado José Bernardino Bruno.
Em 2019, a “Comenda do Mérito Legislativo – Medalha José Ferreira da Costa” foi confeccionada em metal e entregue às seguintes pessoas: o promotor de Justiça, Bolivar Luís da Costa Vieira, indicado pela vereadora Rosângela Marçal Paes; o policial militar aposentado Esteban Palácios Rodrigues, indicado pelo prefeito Municipal, Waldeli dos Santos Rosa; a empresária, Izaura Garcia, indicada pelo vereador Rayner Moraes Santos; o professor aposentado, Jonas de Oliveira Santos, indicado pelo vereador Waldomiro Bocalan; o professor aposentado, José Bernardino Bruno, indicado pelo vereador Ronivaldo Garcia Cota; o servidor público, Juraci Barbosa de Lima, indicado pelo vereador/presidente, Averaldo Barbosa da Costa; a servidora pública da Câmara Municipal, Manoelina Aparecida de Amorim Viana, indicada pelo vereador Ailton Martins de Amorim.
E ainda, a servidora pública aposentada, Neli Rodrigues de Campos, indicada pelo vice-prefeito, Roberto Rodrigues; o pedreiro, Oclécio Rodrigues da Silva, indicado pelo vereador/segundo-Secretário, Claudomiro Martins Rosa, o Cocó; o delegado aposentado, Roque Ferreira Dutra, mais conhecido como Totti Barreto, indicado pelo vereador José Augusto Maia Vasconcellos; o produtor rural Rudinei Bürgel, indicado pelo vereador Artur Delgado Baird; o produtor rural, Sansão Batista Rodovalho, indicado pelo vereador/primeiro-secretário, Jovenaldo Francisco dos Santos, e o pecuarista, Silvano Mariano dos Santos, indicado pelo vereador Lucas Lázaro Gerolomo, além do procurador-geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, Paulo Cezar dos Passos, nome proposto pelo conjunto dos 11 parlamentares municipais que compõem a Casa de Leis.
Neste ano, a sessão solene para entrega da homenagem aconteceu no Auditório Cultural Ambiental Valdir Justino de Almeida, no Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú. A solenidade reuniu no mesmo lugar os homenageados, amigos e familiares.
Ao final da cerimônia, a Câmara ofereceu um jantar especial para os convidados, com direito a arroz branco, salada tropical, frango aos quatro queijos e escondidinho de carne.
Cassiane Mews/CMCR
|