O delegado de Polícia Civil responsável pela delegacia regional localizada na cidade de Paranaíba/MS, distante cerca de 260 km, Wallace Martins Borges esteve em Costa Rica/MS na última terça-feira (14) realizando inspeção (correição ordinária) nos cartórios da delegacia. Documentação como inquéritos, investigações, boletins de ocorrência registrados assim como outros procedimentos instaurados na unidade chefiada pelo delegado titular Alexandro Mendes de Araújo forão verificados.
O delegado regional esteve durante todo o dia na unidade de polícia civil. Ele conversou com os servidores, reuniu-se com o delegado titular, com advogados e recebeu pessoas da sociedade. Wallace veio cumprir uma determinação legal de fazer uma correição na documentação da delegacia.
Na delegacia cerca de 880 inquéritos estão tramitando, no mês de abril 188 boletins de ocorrência foram registradas,as principais ocorrências estão distribuídas assim: 18 furtos, 09 referentes a entorpecentes, 18 são violência domésticas, 02 por roubo e um estupro. Os policiais cumpriram 09 mandados de prisão que estavam em aberto.
Na delegacia está lotado um escrivão, de acordo com informações há uma defasagem de mais quatro, assim como investigadores que a defasagem é de sete. O delegado regional foi questionado pelo Hora da Notícia sobre o aumento no efetivo, ele argumentou: “será preciso aguardar que sejam convocados os aprovados no concurso público para contratação de mais servidores, não tem como atender infelizmente”, disse. A delegacia conta com sete servidores cedidos pela prefeitura, e um servidores do vale universidade prestando serviços.
Ventilou na cidade a possibilidade da instalação de uma delegacia especial para atender as mulheres, mas Wallace foi categórico: “acredito que uma delegada da mulher não virá”.
O delegado Alexandro destacou que a correição serve para dar transparência, “e uma avaliação técnica do nosso trabalho, Costa Rica tem uma comunidade participativa que nos avalia, isso nos ajuda bastante”. O delegado lamentou a falta de material humano para desenvolver um trabalho melhor.
O advogado Ramiro Piergentile Neto, enalteceu os servidos da equipe do delegado titular e solicitou mais efetivo para a delegacia, “queremos uma sociedade mais segura, somos divisa de três estados, sabemos das dificuldades que a equipe do delegado Alexandro enfrenta para trabalhar’’, finalizou.
O Presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil em Costa Rica, o advogado Adriano Martins da Silva prestigiou a visita do delegado Regional.
O delegado regional disse ao Hora da Notícia que há um projeto para instalação de Delegacia Regional em Costa Rica, “está sendo estudado pelo governo”. Ele adiantou que há na delegacia 08 inquéritos abertos em 2014, “eles são concluídos”, informou.
Nove delegacias distribuídas na região do Bolsão estão sob a responsabilidade do delegado regional. Ele comanda 12 delegados nos Municípios de: Chapadão do Sul, Cassilândia, Aparecida do Tabuado, Inocência, Costa Rica, Paraíso das Águas e Paranaíba.
O policial seguiu no final da tarde para o Município de Paraíso das Águas, e depois Chapadão do Sul ande realiza audiência.
Conselho Municipal:
O Presidente do Conselho Municipal de Segurança, José Alcides Simplício, esteve na delegacia e disse que a Prefeitura repassa para o Conselho 22 mil todos os meses. Disse ainda que o poder judiciário determinou o repasse de valores que não informado o montante referente à TAC (Termo de Ajuste de Conduta), ou seja, acordos realizados nas audiências, “esses valores são distribuído entre as forças policiais do Município, para adquirir combustível, pneus, pequenos reparos nas viaturas e material de consumo”, afirmou. Ele acrescentou que nenhuma das forças policiais é privilegiada na distribuição de recursos. “prestamos conta”.
|