Policiais civis do Núcleo de Roubo de Cargas da Delegacia Seccional de Guarulhos deflagraram na manhã desta segunda-feira (1º) a Operação Trupanon, que mira uma organização criminosa especializada em furtar combustível de dutos da Transpetro, subsidiária da Petrobras, responsável pelo transporte e logística da empresa. Até 7h20, pelo menos, quatro pessoas tinham sido presas.
Estão sendo cumpridos 14 mandados de prisão temporária e 45 de busca e apreensão nas cidades de Guarulhos, Santa Isabel, Arujá, Mogi das Cruzes, Guararema, São Paulo e Santo André. Uma transportadora de combustíveis e 9 postos são alvos das buscas e estão sendo fiscalizados.
A polícia diz que dois funcionários da Petrobras ajudavam a quadrilha, repassando informações privilegiadas sobre pontos para perfuração, foram presos. Eles são os chamados fiscais de faixa de duto.
Marcos Miranda, dono do posto de combustível e apontado pela polícia como chefe do esquema, foi preso na cidade de Guarulhos. Seu irmão, Alecsandro Miranda da Silva, também foi detido.
A operação Trupanon é desdobramento de uma outra investigação, deflagrada em agosto do ano passado. Na ocasião, a polícia descobriu que mais de 50 mil litros de nafta tinham sido furtados de dutos da Transpetro em Atibaia. Na época, sete pessoas foram presas em flagrante no momento em que despejavam parte do produto nos tanques de um posto de combustíveis no bairro da Ponte Alta, em Guarulhos.
|